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Ler post completoA Covid-19 trouxe diversos desafios para o nosso dia a dia, no entanto, proporcionou uma nova experiência, mudando alguns hábitos.
A tecnologia passou a fazer parte de diversas atividades e serviços, entre eles o de saúde. Nesse sentido, para atender bem e fidelizar pacientes no pós-pandemia, é necessário levar em conta as mudanças que esse período incorporou na vida das pessoas.
Com a tecnologia, o público percebeu, por exemplo, que os atendimentos presenciais ganharam agilidade e as consultas à distância passaram a se tornar cada vez mais comuns, devido à necessidade de isolamento social.
Assim, não há dúvidas sobre a urgência de adaptar seu negócio à transformação digital.
Quer atender seu paciente no pós-pandemia com mais qualidade?
Então, não deixe de acompanhar as 7 dicas deste post e saiba como fazer sua clínica se destacar no mercado!
O primeiro ponto é entender que o paciente está mais exigente e espera agilidade e comodidade no atendimento em saúde.
Desse modo, para atender com qualidade, você deve levar em conta essas expectativas e adaptar sua clínica para obter a satisfação do público.
Logo, o ideal é contar com softwares específicos para seu consultório, que ofereçam diferentes funcionalidades, como prontuário eletrônico do paciente, agendamento online, prescrição médica digital, entre outros recursos.
Você mostra ao seu paciente que investe em ferramentas para tornar o atendimento mais completo, que permitam um diagnóstico mais assertivo e que tragam também conforto ao paciente.
O uso de máscara obrigatório, o distanciamento entre as pessoas, bem como a distribuição de dispenser com álcool em gel no consultório são medidas obrigatórias de biossegurança para esse período pós-pandemia.
Deixar os ambientes arejados, recomendar que os pacientes desmarquem as consultas em caso de sintomas gripais e evitar deixar a sala de espera lotada também são ações necessárias.
Portanto, o importante é ter um controle da agenda com o lembrete automático de consulta.
Assim, você relembra o paciente do dia e horário do apontamento, reduzindo as faltas e atrasos, o que poderia causar aglomeração no consultório.
Com a crise do novo coronavírus, a teleconsulta passou a se popularizar para oferecer segurança para o médico e paciente.
Mas, mesmo com a flexibilização das restrições com a pandemia, esse modelo de atendimento deve continuar.
Muitas pessoas perceberam os benefícios do atendimento online, que pode ser feito em situações nas quais não há necessidade de um exame físico.
Dessa maneira, consultas para tirar dúvidas ou de retorno podem ser realizadas de forma remota.
Para o médico, é a facilidade de atender de qualquer local e, para o paciente, a comodidade de passar por uma consulta sem sair de casa.
A única precaução é utilizar uma plataforma de atendimento à distância que garanta o sigilo das informações trocadas e ainda adotar recursos, como a emissão de atestado e prescrição médica online, para oferecer um serviço de qualidade.
Para crescer no mercado, atraindo e fidelizando o público, é preciso ter o atendimento humanizado como parte da cultura da sua clínica.
O paciente quer ser chamado pelo nome, ter suas queixas escutadas e espera paciência do médico e de outros profissionais de saúde para explicar o tratamento e tirar dúvidas.
É necessário, assim, ter empatia e montar a agenda com tempo adequado para que a consulta seja realizada sem pressa.
Desse modo, o médico deve considerar o indivíduo de modo integral e não apenas com foco na doença ou problema de saúde apresentado.
Com isso, você ganha a confiança do paciente, consegue mais informações para fazer o diagnóstico e para adotar a melhor conduta no tratamento.
Para auxiliar nessa abordagem, é necessário ter os dados do paciente no formato digital.
Assim, as informações estão sempre à mão para que você incorpore a humanização em toda a jornada do paciente, incluindo o pós-atendimento.
Ao longo do artigo, falamos sobre atender às expectativas do paciente no pós-pandemia com o uso de tecnologias para melhorar e agilizar o atendimento.
Além disso, destacamos a importância do atendimento humanizado.
Então, é preciso que não apenas o médico domine os recursos digitais e realize o atendimento humanizado, mas sim todos da equipe.
Por conta disso, para atender bem o paciente é preciso treinar os colaboradores para que todos trabalhem de forma alinhada.
Além disso, tenha o costume de fazer reuniões periódicas com a equipe para dar e receber feedbacks, além de ouvir sugestões para melhorar algum ponto do atendimento.
Em um primeiro momento, os médicos podem pensar que uma boa experiência do público deve ser pensada somente no atendimento na clínica.
Porém, é importante considerar toda a jornada do paciente, desde o momento em que ele usa a Internet para procurar um médico da sua especialidade.
Nessa era pós-pandemia, utilizar o ambiente digital para a realização de diversas atividades ganhou mais força, por isso é preciso que o paciente encontre suas informações rapidamente, seja em seu site, redes sociais ou ainda em páginas, como o Google Meu Negócio.
Por isso, invista na presença digital da sua clínica, oferecendo uma boa experiência ao paciente desde o momento de marcar o atendimento com o agendamento online de consulta em seu site.
Falando em ambiente digital, o paciente pós pandemia se acostumou a usar as redes sociais para pesquisar sobre diferentes serviços, inclusive os de saúde.
Por isso, aproveite esses canais para divulgar conteúdos de sua especialidade e se aproximar dos usuários.
Você pode dar dicas de prevenção em saúde, tirar dúvidas, fazer textos de conscientização em meses como o Outubro Rosa, entre outras ações.
Para sua clínica ter sucesso, é necessário entender quais são as exigências e novos hábitos do paciente na pós-pandemia.
Com isso, você pode investir em tecnologias de qualidade, como um software de gestão completo.
Para não ter erro, escolha um sistema que ofereça todas as funcionalidades que você precisa, como o da SimDoctor.
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