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Ler post completoCaso a gestão não seja o forte de um profissional de saúde, ele pode cometer alguns erros em uma clínica médica que prejudicam seu funcionamento.
De fato, é bastante complexo cuidar das finanças, do marketing e de toda a tomada de decisão nesse tipo de negócio.
Nos grandes hospitais, é comum que existam diversos profissionais preparados para atuar em cada área.
No entanto, isso não é o que costuma acontecer em clínicas e consultórios.
O próprio médico é o responsável pela administração.
Neste post apresentamos erros que são recorrentes em uma clínica médica, mas podem ser evitados.
Continue a leitura e descubra como encontrar soluções simples para serem colocadas em prática agora mesmo!
Assim como em qualquer negócio, é muito importante que uma clínica saiba o quanto e como quer crescer.
Para tanto, é fundamental ter metas e objetivos claros e, ao mesmo tempo, ousados e realistas, além de um plano para alcançá-los.
Quais serão eles vai depender muito da sua própria instituição.
Pode ser tanto o aumento do faturamento, com mais atendimentos sendo realizados, e até aredução de custos.
O mais importante é que você tenha uma indicação do caminho que a sua clínica deve percorrer e onde quer chegar.
O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais básicas para a gestão de uma empresa.
E se ele vai mal, é provável que muitos outros fatores também estejam na mesma situação.
Afinal, é o demonstrativo de todas as receitas e despesas da sua clínica, oferecendo um panorama completo sobre a saúde financeira.
Assim, é necessário manter um controle rigoroso sobre todas as entradas e saídas, mesmo dos gastos muito pequenos, como a compra de material de escritório.
Para ajudar, prefira ferramentas eletrônicas para o registro, que já fazem os cálculos automaticamente.
Esse é o primeiro passo para você dominar as finanças da clínica.
Ora, se você não der conta nem de realizar os seus atendimentos, como vai consegui fazer uma boa gestão, não é mesmo?
A desorganização da agenda de pacientes é um dos erros mais comuns em uma clínica.
O problema é que isso pode comprometer não apenas o fluxo de trabalho e o faturamento, como também a reputação do seu negócio.
Por isso, mantenha a agenda sempre bem organizada, com todos os horários marcados e confirmados.
Para facilitar, adote um sistema de agendamento eletrônico, pelo qual os próprios pacientes podem marcar as consultas e que envia lembretes para você e para eles.
A recepção da sua clínica é o seu principal cartão de visitas, transmitindo a primeira impressão para os seus pacientes.
Ainda assim, é comum uma pessoa chegar em lugares que não têm um recepcionista ou o mínimo de conforto.
O ideal é ter um ambiente confortável, bonito, com móveis novos e uma decoração agradável.
Também, não se esqueça de disponibilizar água, café e distrações, como uma televisão e revistas.
E, acima de tudo, mantenha um funcionário preparado para oferecer um atendimento de primeira.
Muitas clínicas persistem no erro de pensar que o boca a boca é suficiente para divulgar o trabalho delas.
Porém, diante de uma concorrência tão grande, oferecer um bom serviço e esperar que as pessoas tomem conhecimento sobre ele chega a ser ingênuo.
Dessa forma, o melhor é investir em estratégias sólidas de marketing, sobretudo, o marketing digital, que é mais direcionado.
E o investimento alto nem é uma desculpa, tendo em vista que ações como ter um blog ou páginas nas redes sociais podem custar muito pouco.
De todos os erros em uma clínica, esse é, possivelmente, o mais grave.
Afinal, os pacientes devem ser sempre colocados em primeiro lugar, visto que são a razão de ser do estabelecimento.
Você pode ter o local mais bonito, bem equipado e com os melhores profissionais e, ainda assim, não faturar o suficiente se negligenciar a forma como as pessoas são atendidas.
Por sinal, não é por acaso que cada vez mais se fala em atendimento humanizado.
A humanização consiste numa maneira de atender valorizando as pessoas, procurando ouvi-las e se concentrar no que elas precisam.
Vale a pena investir em práticas como essa, que só contribuem para elevar a satisfação dos pacientes.
Não adianta você tentar fazer uma boa gestão, se todas as pessoas que trabalham com você não têm esse mesmo envolvimento.
Um dos grandes erros em uma clínica écontratar profissionais despreparados, principalmente em relação ao atendimento.
Caso não consiga recrutar as pessoas ideais para o perfil de cada função, procure oferecer treinamentos.
O mais importante é que os funcionários estejam engajados e comprometidos com os objetivos da clínica.
Por fim, outro grande erro em uma clínica médica é não adotar um software de gestão integrada.
Essa ferramenta já é usada em muitos lugares, obtendo ótimos resultados. Só o fato de seus concorrentes usarem já seria um grande motivo para você ter também, certo?
Mas não é só isso!
Com um software de gestão, você pode realizar com mais eficiência todas as tarefas acima, como o agendamento eletrônico e o controle do fluxo de caixa.
Na verdade, toda a operação da clínica pode ser controlada pelo sistema.
Ele pode ser o seu grande aliado, organizando a sua rotina e poupando o tempo necessário para se dedicar a outras coisas, como o atendimento aos pacientes.
O fato é que esses são apenas alguns erros em uma clínica.
Eles podem prejudicar bastante o empreendimento, colocando-o em risco.
No entanto, podem ser evitados com a organização de processos, uma boa gestão financeira e de pessoas, entre outras boas práticas.
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