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Ler post completoA recepção de clínicas médicas ou de consultório é o coração do ambiente.
Sem ela, não é possível ter o fluxo de trabalho adequado – ou melhor: não é possível ter fluxo de trabalho nenhum, já que todos os processos (ou pelo menos a maioria) têm que passar por ali para serem feitos.
Isso por si só já mostra a importância que a recepção tem na rotina de todos os profissionais, sejam eles os que trabalham ali mesmo ou quaisquer outros.
Isso torna fundamental que ela funcione corretamente e com grande fluidez, para que todas as etapas que dependem dela sejam feitas com igual eficiência.
A tecnologia é uma grande aliada para oferecer a fluidez e a eficiência que a recepção de clínicas médicas precisa.
Entretanto, poucos gestores exploram as funcionalidades tecnológicas que verdadeiramente transformam a rotina, o que faz com que a clínica ou consultório fique estagnado no tempo e, assim, tenha processos mais engessados.
Além disso, a tecnologia é ideal para facilitar o trabalho da recepção.
O setor é o primeiro contato que o paciente tem com a clínica e, por isso, o processo deve ser o mais fluido e rápido possível.
Isso diz respeito tanto à capacitação dos profissionais do setor, como também à própria facilidade nas suas tarefas diárias – que são várias.
Agendar consulta, atender ao telefone, chamar pacientes e lidar com diferentes questões burocráticas, entre outras, está na rotina dos profissionais que trabalham na recepção.
Então por que não facilitar a sua rotina?
Isso terá resultados diretamente na sua produtividade, bem como na satisfação do paciente em relação ao atendimento e à clínica em si.
Como não poderia deixar de ser, além de transformar a rotina e facilitar o trabalho da recepção, usar a tecnologia nesse setor traz muitos outros benefícios. Abaixo, confira os principais.
O uso de prontuários manuais ou planilhas sem a devida segurança pode trazer inúmeros problemas, como a perda de informações, ações criminosas, vazamento de dados, entre outros.
Porém, usando a tecnologia, é possível fazer todo esse armazenamento na nuvem, que traz muito mais segurança tanto para a rotina quanto para as informações sigilosas do paciente.
Optar pelo armazenamento digital ainda evita o acúmulo de papel e o seu uso de forma irresponsável, prejudicando o meio ambiente, e contribui bastante para a organização, o que, de forma consequente, contribui na produtividade.
Como já mencionado, a organização contribui para a produtividade, o que se torna dois benefícios em um!
O uso de tecnologias gera maior eficiência para as tarefas, reduzindo tempo, além de trazer vantagens para outros processos de gestão da clínica, seja em relação às informações como também ao próprio espaço físico.
Em relação ao espaço físico, com a redução de papéis e outros objetos desnecessários, é possível oferecer um espaço mais acolhedor, bem como uma mobília mais confortável para que os pacientes se sintam bem enquanto estão na recepção de clínicas médicas.
É importante lembrar que muitas vezes eles estão ansiosos ou nervosos e proporcionar acolhimento e conforto nesse momento é essencial.
É comum que, com a rotina do dia a dia, os profissionais acabem esquecendo de pequenos detalhes ou cometendo pequenos erros.
Com o uso de tecnologias na recepção de clínicas médicas, até esses pequenos erros são eliminados.
Por automatizar todos os processos e armazenar as informações de forma digital e com segurança (seguindo a nova LGPD), os gestores percebem uma redução considerável de erros e, consequentemente, de retrabalhos.
Assim, o profissional terá mais segurança no seu próprio trabalho e poderá desempenhá-lo com autonomia e confiança.
Também por otimizar as tarefas, o recepcionista tem mais tempo para se dedicar ao atendimento ao cliente, dando mais atenção para os pacientes.
Isso porque, para além das suas funções de agendamento, telefone e outras, ele também precisa estar à disposição para tirar dúvidas e garantir que o paciente esteja confortável.
Com a automatização do processo, os profissionais da recepção tendem a desenvolver menos estresse e, assim, oferecer um serviço de qualidade e atencioso, o que influencia diretamente na reputação da clínica ou consultório.
Como resultado de todos os outros benefícios já citados, usar tecnologias a favor da recepção de clínicas médicas é capaz de potencializar o lucro obtido pelo espaço.
O uso de programas de gestão, por exemplo, é lucrativo por eliminar muitas burocracias, reduzir custos e trazer alta produtividade ao mesmo tempo em que não deixa a desejar na qualidade do serviço.
É levar a clínica ao patamar mais elevado que ela pode alcançar.
Quando falamos em software de gestão, falamos em otimização da tecnologia.
Com a ajuda desse sistema, a recepção de clínicas médicas tem todos os benefícios já citados, além de muitos outros. Isso porque cada ferramenta possui suas própriasfuncionalidades.
Confira algumas das funções encontradas em softwares de gestão:
Tudo isso e muito mais você encontra na ferramenta da SimDoctor!
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