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Ler post completoParte primordial, a recepção da clínica é um dos ambientes mais frequentados pelo paciente, afinal, é ali onde ele espera ser atendido, além de ser um dos primeiros contatos que ele tem com o espaço.
Portanto, é muito importante que esteja organizado, a fim de oferecer maior conforto para o público diariamente.
Mas quando falamos em organização, não falamos apenas na disposição dos móveis no espaço, mas também da qualidade do atendimento, uma ação que faz toda a diferença para que o paciente se sinta bem e confortável, já que ir ao médico pode não ser uma das tarefas mais prazerosas.
Então por que não facilitar um pouco a vida dele e organizar a recepção de uma maneira funcional?
No artigo de hoje, nós, da SimDoctor, falaremos mais sobre formas de organizar a recepção, a fim de oferecer uma experiência positiva ao paciente.
Existem diversas formas de organizar a recepção para dar ao paciente um espaço aconchegante e confortável de ficar. Abaixo, nós separamos 7 principais, confira!
Dentre todos os ambientes da clínica, a recepção é o que mais precisa de acessibilidade para pessoas com deficiência ou idosos.
Rampas, corrimão, portas mais largas e outros são importantíssimos para trazer segurança e eficiência para esse público.
Disponibilizar snacks (bolachas etc), além de água, chás e até café, a fim de transmitir o respeito que a clínica tem pelo paciente, também é uma boa pedida, mas é importante que as porções sejam individuais. Tudo isso faz com que a imagem da clínica seja construída e solidificada de forma positiva.
Visitar o médico pode não ser uma tarefa prazerosa – e ações para distrair e entreter os pacientes na recepção sempre são bem-vindas.
Televisão e revistas já são distrações muito conhecidas, mas, hoje, muitos espaços disponibilizam Wi-Fi gratuito para que o paciente navegue nas redes sociais, assista a filmes ou séries em algum streaming, além de muitas outras possibilidades encontradas na internet.
Folders, livretos e até mesmo vídeos da clínica podem ser bons elementos de distração.
Caso o ambiente seja voltado para as crianças, brinquedos, jogos, lápis de cor e papel são elementos muito importantes para distrair os pequenos. Invista neles!
Organizar a recepção para que ela esteja sempre limpa e funcional é um dos primeiros passos. Manter o espaço higienizado evita a proliferação e transmissão de doenças, além de reduzir o risco de agravar o quadro de saúde do paciente.
Sujeira e ambiente da área da saúde não combinam, portanto, é importante manter a recepção limpa. Além disso, em tempos pandêmicos, é importante disponibilizar álcool em gel, seja em totens ou em frascos em cima dos balcões.
Outra ação importante é distribuir os móveis de forma que não atrapalhem a circulação de pessoas.
Além de dar maior liberdade para que os pacientes andem, evita inúmeros acidentes causados por tropeços em móveis fora do lugar, entre outros.
O atendimento humanizado também pode ser potencializado com a ajuda detecnologias.
Portanto, é importante investir em tecnologias aliadas que permitam ajudar na identificação rápida do paciente, além de contribuir no gerenciamento geral do atendimento, deixando o processo muito mais personalizado e ágil.
Um sistema digital, por exemplo, ajuda em tudo isso, além de aumentar a produtividade e reduzir os erros e falhas, o que, a depender de cada caso, podem ser catastróficos. Ainda, alguns sistemas possuem outras funcionalidades, como agendamento online emarketing médico.
Quando falamos em capacitação de profissionais, não falamos sobre sua competência e responsabilidade técnica e profissional, mas sim à empatia e aos cuidados com os pacientes, que são duas das mais importantes qualidades para quem trabalha na área da saúde.
Um atendimento empático e cuidadoso torna a experiência do paciente muito melhor e reduz consideravelmente os níveis de insatisfação.
Além disso, é essencial que os profissionais tenham noções básicas de acessibilidade para que consigam atender pacientes em diversas condições, deixando a recepção – e todo o atendimento – muito mais funcional.
O tempo que o paciente permanece na recepção deve ser confortável – mesmo que ele não vá passar muito tempo naquele ambiente.
Cadeiras, poltronas, pufes e sofás confortáveis são ótimas ideias para deixá-los mais relaxados durante a permanência, evitando muitos desconfortos e contribuindo para que o atendimento, exame ou procedimento seja mais tranquilo.
As cores também importam! Investir em cores claras ou em tons pastéis pode ser uma ótima pedida, já que transmitem tranquilidade e serenidade.
Quanto à decoração, almofadas, flores e até mesmo aquários ajudam no melhor conforto para o paciente.
Aperfeiçoar o atendimento diz respeito a muitas questões, inclusive na rapidez em que o paciente é atendido.
Portanto, buscar melhorar os processos é essencial, para que o paciente espere o mínimo e seja um processo mais eficiente.
Nesse ponto, os sistemas digitais também podem ser úteis, já que contam com funcionalidades que otimizam o atendimento e trazem muito mais rapidez para a rotina.
Eles podem ser verdadeiros aliados para transformar a organização da recepção.
A SimDoctor é desenvolvedora de umsoftware médicoaltamente tecnológico que contribui para a organização da recepção, otimizando o atendimento ao paciente, além de oferecer funcionalidades importantíssimas que contribuem para a rotina do espaço, como:
Tudo para que a clínica ofereça a melhor experiência ao paciente e cresça cada vez mais, mas sem deixar a qualidade em segundo plano.
Com a SimDoctor, a sua clínica vai mais longe!
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