As clínicas médicas precisam trabalhar com foco no paciente, o...
Ler post completoA tecnologia está transformando a rotina de consultórios e clínicas médicas.
Agora não é mais necessário investir em muitos materiais, pilhas de papéis e diversos profissionais.
A automação de processos oferece agilidade, praticidade e economia, tanto para a instituição quanto para os pacientes.
Entre os processos que podem ser automatizados, podemos citar a emissão de laudos e receitas médicas, o agendamento e o cancelamento de consultas e até o próprio atendimento médico.
Afinal, com algumas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, é possível receber a orientação de especialistas mesmo em locais distantes.
Não é por acaso que a cada dia novos estabelecimentos estão aderindo ao software de gestão.
Mas por que investir nesse tipo de tecnologia? Pois bem, para responder a essa pergunta, descubra 8 vantagens da automação de processos.
Continue a leitura e veja os motivos para implantar no seu consultório ou clínica!
Um dos primeiros benefícios a serem notados com a automação é a melhoria na produtividade dos colaboradores.
Afinal, muitas tarefas que demoravam muito tempo para serem realizadas, passam a ocupar pouco espaço na rotina deles.
Por exemplo, antes de automatizar o agendamento de consultas era preciso ter alguém dedicado a atender ao telefone e conferir a agenda de cada um dos médicos.
Com a automatização, basta que o próprio paciente escolha o horário de sua preferência, entre os que estão disponíveis no sistema.
Assim, é possível não apenas aumentar a produtividade, como também dar a oportunidade para que eles se dediquem a outras funções.
É o caso, inclusive, dos gestores, que podem se dedicar mais ao planejamento estratégico e financeiro.
No exemplo anterior, você viu que um funcionário podia demorar muito tempo para conseguir marcar uma consulta em um horário que fosse conveniente para o paciente.
Enquanto isso, outras pessoas ficavam esperando para serem atendidas, algo bem inconveniente.
Isso também pode acontecer com diversos outros processos.
A verdade é que se perde muito tempo em um consultório ou uma clínica com tarefas simples, que poderiam ser feitas por um software, de maneira bem mais rápida.
Outra vantagem da automação de processos é que ela melhora, significativamente, a qualidade no atendimento.
E, como exemplificado acima, isso já seria justificado pela rapidez e a praticidade oferecidas desde a marcação de consultas.
No entanto, vai muito além.
A automação ajuda a padronizar todos os processos, desde o agendamento e o envio de lembretes sobre as consultas, até a emissão de faturas e receitas.
Tudo isso representa mais qualidade ao reduzir erros humanos que poderiam comprometer o atendimento.
Facilitar a emissão de faturas e notas fiscais é uma vantagem para os pacientes, mas, principalmente, para o próprio negócio.
Todas as operações financeiras podem ser feitas por meio de uma mesma plataforma, de maneira padronizada, diminuindo erros.
Com um sistema, é possível, ainda, ter um maior controle sobre todas as entradas e saídas da empresa.
Assim, dá para ter uma melhor previsão sobre a capacidade de pagamento e antecipar alguns problemas.
Além disso, todas as informações financeiras ficam em um mesmo lugar.
Dessa forma, o gestor pode planejar melhor as finanças do consultório ou da clínica e tomar decisões com base em dados mais confiáveis.
Com a automação de processos, uma mesma ferramenta pode ser acessada por várias pessoas ao mesmo tempo.
Basta ter uma conexão com a internet e um computador ou dispositivo móvel, como laptop, smartphone ou tablet.
Dessa forma, além de ter maior controle sobre o trabalho dos colaboradores, você facilita a mobilidade deles.
Dá para trabalhar de maneira remota, atendendo a pacientes externamente e levando o dispositivo para onde for necessário.
Isso representa um ganho de tempo e produtividade significativo.
Uma vez que todas as informações ficam salvas numa mesma plataforma, não é preciso se preocupar com dados perdidos de pacientes.
Nem é necessário preenchê-los novamente a cada atendimento, basta fazer uma atualização do cadastro.
Tudo isso com a praticidade e a segurança que a nuvem oferece.
Todos os arquivos, como os prontuários eletrônicos, ficam armazenados em rede, sem a necessidade de servidores físicos. Os dados são protegidos por antimalwares e antivírus constantemente.
Esse tipo de sistema também é mais seguro por possibilitar o controle de acesso pelos colaboradores.
Cada um deles pode ter uma configuração de permissões própria e com o registro de todas as atividades realizadas por eles na plataforma.
Só o fato de aumentar a produtividade dos colaboradores e otimizar os atendimentos seriam suficientes para justificar o investimento na automação de processos.
Mas a vantagem com a redução de custos não para por aí.
Afinal, você já calculou o custo de pilhas de papéis, tintas e impressoras, arquivos físicos, pastas, entre tantos outros materiais usados na sua clínica?
Sem contar os diferentes softwares e outras ferramentas utilizadas em cada setor.
Além disso, existe o custo humano de se fazer diversos processos manualmente.
Com a automação, você pode ter uma equipe mais enxuta ou realocar os colaboradores para outras funções, economizando na folha de pagamento.
Uma clínica ou consultório mais eficiente, com processos mais rápidos e um atendimento de qualidade, certamente atrai mais pacientes.
Tanto pela boca a boca quanto por um marketing bem-feito.
Mas, acima disso, a automação de processos é uma forma de reter os pacientes atuais, que ficam mais satisfeitos com o serviço oferecido pela sua instituição.
E já é bastante difundido que é bem mais em conta e prático manter as pessoas do que atrair novas.
O fato é que não é por acaso que cada vez mais clínicas e consultórios estão adotando a automação de processos.
As mudanças podem ser percebidas rapidamente, mesmo nos detalhes.
Vale a pena conhecer e implementar no seu negócio!
Gostou de saber as vantagens da automação de processos?
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