Como promover cuidado seguro ao paciente? 10 de novembro de...
Ler post completoRotina, trabalho, trânsito, afazeres e pressa. São apenas alguma das características do atual cenário da vida diária.
Diante de tantas preocupações, seria completamente possível se esquecer de um compromisso, certo?
Um lembrete de consulta médica, por exemplo, pode ser bem útil.
São muitas as consequências quando alguém não lembra de uma consulta. Além do impacto na própria saúde, a clínica também perde recursos e, pior, outros pacientes podem ser afetados.
Pensando nisso, qual seria a importância do lembrete de consulta médica? Como eles poderiam ser implementados?
A tecnologia poderia auxiliar nesse sentido?
A resposta para essas perguntas você pode conferir a seguir!
Antes de tudo, vamos entender quais são os impactos do não comparecimento em uma consulta.
Para o paciente em si, a própria saúde pode ficar prejudicada.
Remarcar uma consulta ou um retorno atrasa uma avaliação que poderia requerer certa urgência.
Ampliando a análise, o paciente faltoso não prejudica só a si mesmo, mas também a todos os outros que aguardavam por um horário.
Dessa forma, o fluxo de atendimentos torna-se lento e o longo prazo de espera é um fator que prejudica a experiência dos usuários do serviço.
Por fim, ao considerar o lado da clínica, é indiscutível a perda de recursos financeiros.
Da mesma forma que deixa de faturar com o paciente ausente, muitas vezes se depara com um horário ocioso.
Diante disso, uma das formas de não desperdiçar dinheiro na clínica é perguntando sobre a confirmação ou cancelamento de consultas.
Sim, imprevistos acontecem e não devem ser desconsiderados.
Porém, é necessário flexibilizar e viabilizar a agenda para solucionar esse problema.
De fato, é mais vantajoso ter conhecimento de um horário vago 24h antes do que estava marcado.
Assim, é possível realizar um encaixe solicitando o comparecimento de quem estava na lista de espera.
Mesmo que a antecedência seja essencial, também é importante incentivar os pacientes a avisarem sobre as faltas mesmo que em cima da hora, de modo a evitar que os atendimentos cessem.
Por último, mas não menos importante: analise as circunstâncias.
Busque entender as dores dos pacientes, saiba o que impede o comparecimento, questione se foram imprevistos ou se foram realmente esquecimentos.
Tudo isso possibilita um melhor planejamento de ações contra a ociosidade.
Agora que você já sabe alguns dos impactos causados pelo não comparecimento do paciente, é possível citar alguns motivos que tornam tão importante o envio de lembrete de consulta médica, alertando sobre o que foi agendado.
O tempo ocioso é um problema muito mais que financeiro, é também estrutural.
Evitar parar no tempo com as atividades é uma maneira de garantir produtividade.
Se um paciente faltou, por que não adiantar a consulta de alguém que já está presente?
Se o motivo da falta for o esquecimento, retrata ainda mais gaps nas operações da clínica.
Um sistema que envia lembrete de consulta médica com o horário agendado e solicita confirmação, assegura ainda mais a presença, seja do paciente marcado, seja de um encaixe caso o primeiro não confirme.
Diante da dinâmica mencionada acima, o envio de lembrete de consulta médica também melhora o fluxo de pacientes na clínica.
Ter uma agenda cheia é um dos grandes desejos dos gestores dos serviços.
Se a demanda ultrapassar a quantidade de horários disponíveis, não deixe de criar uma lista de espera com os interessados.
A partir do momento que um horário se torna ocioso, logo podem ser chamados aqueles pacientes que aguardavam por uma vaga.
Todos os fatores mencionados resultam na manutenção ou até mesmo no aumento do faturamento, mesmo que ocorram eventualidades na agenda.
Isso acontece pois, com os lembretes, os horários que não ficariam preenchidos diminuem consideravelmente.
Agora, vamos mostrar como a tecnologia oferece recursos fundamentais para viabilizar o envio de lembretes.
Para poder enviar um alerta para o paciente é preciso saber como entrar em contato com ele.
Isso pode ser via e-mail, SMS, ligação ou demais veículos de comunicação.
Vale ressaltar a importância de perguntar ao próprio paciente qual seria preferência dele, de acordo com o meio que mais visualiza novas mensagens.
Da mesma forma como foi feita a análise dos motivos de não comparecimento, é preciso planejar os cuidados associados ao envio dos lembretes, como:
Fato é que os softwares de gestão oferecem grande suporte no processo, além de automatizar e gerar benefícios em diversos aspectos.
Mais do que viabilizar o envio de lembretes, os sistemas utilizados para gestão das clínicas conseguem otimizar grande parte dos processos realizados no local.
Confira, a seguir, alguns deles.
Para que seja enviado o lembrete sobre um horário marcado, é preciso agendá-lo antes.
Fazer isso de forma manual, por meio de ligações e com mão de obra humana já é algo obsoleto, demorado e que interfere no trabalho da equipe da recepção.
É mais interessante para a clínica direcionar seus colaboradores para tarefas requerem raciocínio humano, automatizando as funções operacionais.
Com o horário agendado e com o paciente no local, chegou o momento da consulta.
Com todos os usuários do serviço, seria mesmo interessante manter os dados em folhas de papel?
Não, pois além de representar um grande volume físico, a possibilidade de perda ou deterioração é alta.
Sendo assim, é ideal trabalhar com um sistema que permita o registro eletrônico dos dados.
Isso facilita o acesso a eles, além de contribuir para organização e para o seguimento da abordagem, considerando que não há necessidade de sempre coletar as mesmas informações previamente obtidas.
A SimDoctor pode ser sua grande aliada nessa missão!Entre em contato conosco agora mesmoe conheça nossos serviços para otimizar os processos de sua clínica!
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