Como lidar com pacientes difíceis ou agressivos em clínicas médicas....
Ler post completoSe tem uma situação que costuma acontecer na rotina de atendimento e que traz bastante aborrecimento para o profissional e para o público são os atrasos nas consultas médicas.
Isso porque a interferência nos horários atrapalha a organização da agenda, compromete o faturamento e faz com que os pacientes pontuais tenham que ficar esperando.
Mas como lidar com esse fator?
Você pode adotar algumas estratégias, que incluem usar a tecnologia certa para sua clínica.
Busca minimizar o problema de atrasos nas consultas médicas?
Acompanhe o post a seguir e descubra 7 dicas para driblar essa questão e manter sua agenda sempre em ordem!
Um ponto importante quando se trata de atrasos nas consultas médicas é que nem sempre a culpa é do paciente.
Muitos médicos, por trabalharem em mais de um local ou por outras razões, acabam chegando mais tarde no consultório, atrasando não só a primeira, como as demais consultas.
Uma dica é deixar a sua agenda mais organizada e visual.
Por meio de cores variadas, por exemplo, é possível indicar os atendimentos em consultório.
Outro ponto é utilizar uma agenda digital, como o Google Agenda, e receber alertas dos compromissos.
Além disso, para garantir a pontualidade do público, um dos fatores é justamente dar o exemplo.
Em muitas situações, os pacientes podem ter o costume de chegar mais tarde para o atendimento, justamente porque sabem que o médico não é pontual.
Então, tenha como uma das políticas da sua clínica ou consultório a pontualidade para realizar os atendimentos, inclusive para as teleconsultas.
É preciso deixar claro que o atraso do médico nem sempre é porque ele chegou fora do horário na clínica. Em muitos casos, o que ocorre é que o tempo em cada consulta vai além do esperado.
Se você prima pelo atendimento humanizado não vai atender com pressa, já que busca acolher seu paciente e ouvir atentamente todas as suas queixas.
Por isso, um fator importante para reduzir os atrasos nas consultas médicas é rever o tempo para cada atendimento.
Dessa maneira, você cria um controle sobre a agenda e pode atender seu público sem atropelos.
Uma estratégia interessante para evitar os atrasos e as faltas nas consultas éenviar lembretes aos pacientes.
O aviso pode ser feito com um ou dois dias de antecedência — é uma forma simples de relembrar o paciente que, em muitos casos, marcou a consulta há muito tempo e pode se confundir com os horários.
Sua equipe pode telefonar para as pessoas, mas também ganhar tempo, valendo-se de softwares que fazem o lembrete automático de consultas por SMS.
Com isso, além de minimizar os atrasos, você sabe quem não poderá comparecer, podendo realizar encaixes e, dessa forma, não deixar horários vagos no dia.
Como foi dito, o atraso nas consultas médicas traz aborrecimentos para os pacientes que chegam no horário.
E um ponto importante é sempre colocar a satisfação do seu público em primeiro lugar, certo?
Assim, por mais que você tenha uma agenda organizada e envie lembretes, os imprevistos podem acontecer.
Nessa hora, já deixe protocolos pré-estabelecidos, como avisar com antecedência alguns pacientes do dia para chegarem um pouco mais tarde ou outras estratégias, como oferecer remarcações a fim de não comprometer a rotina das pessoas.
Para lidar com esse problema, procure entender os motivos pelos quais os pacientes atrasam nas consultas.
Pode ser esquecimento do horário ou ainda pelo fato de terem marcado o atendimento com muita antecedência.
Há ainda outras razões que podem estar envolvidas, como dificuldade para encontrar uma vaga para estacionar.
Então, elabore um relatório para conhecer as principais razões para os atrasos — assim, é possível pensar em melhorias para o seu atendimento.
Por exemplo: pode ser necessário fazer convênios com estacionamentos próximos, realizar os lembretes aos pacientes, implementar a teleconsulta ou ainda só abrir a agenda com um ou dois meses de antecedência.
Até agora foi falado de estratégias para você implementar na rotina da sua clínica ou consultório.
Entretanto, uma medida eficaz para lidar com esse problema é adotar um software de gestão para o seu negócio, como o sistema da SimDoctor.
Temos um recurso com diferentes funcionalidades para otimizar a administração, financeiro e seu atendimento.
Entre elas, destaque para o agendamento online de consultas.
De forma bem prática, seus pacientes acessam o site da sua clínica e podem escolher o melhor dia e horário de atendimento.
O interessante é que essa marcação pode ser feita 24 horas por dia e todos os dias da semana, visto que essa tarefa está automatizada.
Você não depende de um atendente, horário comercial ou linha telefônica desocupada para o paciente fazer o apontamento.
Além disso, a pessoa pode escolher o horário com mais tranquilidade, analisando seus próprios compromissos, o que vai evitar atrasos e faltas na consulta.
O nosso software traz ainda a funcionalidade do lembrete automático, otimizando toda a sua rotina de trabalho.
Além disso, contamos com o recurso de enviar e-mail marketing: você cria um relacionamento de qualidade com o paciente, reduzindo as chances de ele se atrasar pela consideração que tem com você e sua clínica.
Ao contar com a SimDoctor, você também pode sincronizar sua agenda pessoal e profissional.
Nosso sistema fica integrado às agendas digitais, como a do Google ou Outlook.
Permite, assim, que você mantenha seus compromissos em ordem e não corra o risco de se atrasar para as consultas.
Não deixe que os atrasos nas consultas médicas tragam dor de cabeça para o seu dia a dia ou interfira no seu faturamento.
É possível adotar atitudes para reduzir o problema e implementar ainda os recursos tecnológicos, como o software da SimDoctor, para permitir o agendamento online.
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