Como melhorar a comunicação interna em clínicas e consultórios 16...
Ler post completoAs facilidades proporcionadas pela internet modificaram a forma como buscamos informações, especialmente para procurar um produto ou serviço.
Esse novo comportamento também ocorre na área médica com o paciente digital.
Assim, as pessoas que vão a uma consulta têm uma nova postura, exigindo que a sua clínica esteja adequada para oferecer um bom atendimento (presencial e online).
Elas estão mais informadas e já chegam ao consultório, inclusive, com algumas hipóteses de diagnóstico.
Então, como lidar com o paciente digital e crescer no mercado?
Se você tem essa preocupação, precisa conferir as dicas de como aperfeiçoar seu atendimento para atrair e fidelizar esse público. Acompanhe!
O paciente digital vive conectado e, dessa forma, está cercado de informações.
Então, ele acompanha as novidades tecnológicas da Medicina, não apenas em equipamentos para tratamentos e diagnósticos, mas também relacionadas às formas de atendimento.
Desse modo, para atender bem, o primeiro aspecto é entender quem é esse público.
Saber qual a faixa etária, seus interesses, estilo de vida, necessidades e outros detalhes ajudará sua clínica a oferecer um serviço de qualidade em toda a jornada do paciente
.
Mas como coletar essas informações?
Por meio de pesquisas com seus pacientes, que você pode realizar por e-mail ou ainda interagindo com o público pelas redes sociais.
Para deixar a sua clínica digital e atrair esse novo perfil de paciente, uma boa opção é apostar em estratégias eficientes de marketing digital.
Para isso, é importante seguir alguns passos, que apresentaremos a seguir.
Para atender o paciente digital, você precisa ser encontrado por ele.
Como dissemos, essas pessoas utilizam o ambiente online para procurar serviços médicos, por isso, a sua clínica deve ter um site completo e atrativo.
Nessa página, além de todos os dados do seu negócio, como endereço, telefone, e-mail e especialidades atendidas, você pode destacar os diferenciais e colocar imagens da clínica.
Além disso, é no seu site também que pacientes digitais podem encontrar mais comodidade para agendar a consulta, por meio de um serviço deagendamento online (como vamos detalhar mais adiante).
O seu site pode contar ainda com um blog, um espaço em que você produz conteúdos educativos sobre saúde em geral, prevenção e ainda sobre temas voltados para sua especialidade.
Adotar essa estratégia permite que você ganhe autoridade no ambiente digital, contribuindo para a tomada de decisão de pacientes ao marcar uma consulta.
Afinal, eles perceberão que você tem um bom conhecimento da área que atende.
A produção de conteúdo possibilita ainda que a sua clínica seja encontrada por pacientes nos motores de busca, como o Google.
Para isso, é preciso produzir textos com técnicas que utilizam as palavras-chave mais usadas pelo público na hora de procurar atendimento em sua especialidade.
Os conteúdos produzidos podem alimentar ainda as páginas da sua clínica nas redes sociais.
Então, crie um perfil profissional nesses espaços e tenha uma programação de publicação.
Assim, esses canais serão outro meio de o público encontrar a sua clínica, além de ser um espaço para interagir com seguidores e mostrar seus diferenciais.
Ter um espaço em seu site para o agendamento online é uma maneira de oferecer comodidade ao paciente digital.
Usar esse recurso é uma forma de possibilitar que pacientes escolham os melhores dias e horários para consulta ou exame com calma, além de possibilitar que o agendamento seja feito em qualquer dia da semana ou horário.
Ao oferecer essa experiência, você demonstra que está por dentro das tendências de atendimento, o que ajuda a atrair e fidelizar o público.
Para complementar o agendamento online, implemente ainda a notificação automática da consulta por e-mail.
Desse modo, você reduz atrasos e faltas, podendo manter sua agenda organizada.
Com o lembrete de confirmação, sua equipe pode ainda preencher os horários vagos com mais facilidade.
Além de marcar presença online, um ponto importante é ter uma equipe treinada para garantir a excelência do atendimento ao paciente digital.
As pessoas buscam um serviço em que se sintam acolhidas, ou seja, recebam uma atenção integral. Então, a sua equipe deve ter o foco no atendimento humanizado.
Chamar pacientes pelo nome, tirar todas as suas dúvidas, tranquilizar as pessoas e deixá-las confortáveis e mostrar disposição para ouvir suas queixas são atitudes essenciais para destacar seu consultório da concorrência.
Quando se fala em atendimento humanizado, é preciso ter em mente, portanto, uma experiência personalizada.
Nesse ponto, além da atenção integral em toda a jornada do paciente digital, a dica é contar com a tecnologia.
Entre as ferramentas que não podem faltar na sua clínica, está o prontuário eletrônico do paciente.
Com essa funcionalidade, você acessa virtualmente todo o histórico médico da pessoa diretamente do seu computador, bem como exames e prescrições de medicamentos já realizados.
Com isso, oferece um atendimento personalizado
e mais completo, pois conta com informações valiosas na hora de fazer a consulta.
Saiba ainda que o paciente digital quer aproveitar as facilidades da tecnologia.
Então, é importante que você passe a adotar a teleconsulta.
Essa forma de atendimento pode ser utilizada para ouvir queixas e tirar dúvidas ou ainda para a consulta de retorno, em que não há a necessidade de exame clínico.
Para ter agilidade no atendimento ao paciente e em seus processos internos, é preciso contar com um software de gestão para clínica médica.
Para não ter erro na adoção dessa tecnologia, escolha uma empresa de referência na área, como a SimDoctor.
Nós temos um sistema multifuncional para que sua clínica possa atender pacientes digitais com qualidade.
Nosso software oferece agendamento online, prontuário eletrônico, lembrete de consultas, uma ferramenta para você realizar as ações de marketing digital, entre outros diferenciais.
Se você é um médico empreendedor, precisa acompanhar as mudanças de mercado, entre elas as demandas trazidas pelo paciente digital.
É necessário pensar em um serviço que traga comodidade a esse público, por isso é imprescindível contar com recursos tecnológicos adequados para a rotina de profissionais de saúde.
Descubra todos os benefícios de contar com a nossa solução.
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