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Ler post completoSe você tem uma clínica ou consultório médico, busca formas não apenas de aumentar, mas também de gerenciar o fluxo de pacientes, certo?
Afinal, não dá para ter a agenda cheia, mas com uma sala de espera lotada, gerando aborrecimentos para as pessoas.
Desse modo, é interessante saber como atrair e fidelizar pacientes, mas também como manter os atendimentos organizados.
Com isso, você oferece uma boa experiência para o público e qualidade nos seus serviços.
Na sequência, vamos apresentar dicas de como melhorar e fazer a gestão do fluxo de pacientes da sua clínica.
Continue a leitura e descubra que, com essas práticas, você poderá se destacar na sua especialidade!
O primeiro ponto é ter os dados de pacientes sempre organizados e atualizados.
Para isso, é essencial que essas informações sejam digitais a fim de que sua equipe possa acessá-las com facilidade na hora de atender o público.
Além disso, com o cadastro em dia e online, você ganha tempo no momento de recepcionar as pessoas.
Outra vantagem de ter essas informações atualizadas é a possibilidade de entrar em contato por meio do e-mail marketing para estreitar o relacionamento com o público.
Assim, é possível utilizar esse canal para enviar newsletters a respeito de temas de saúde, prevenção ou mais específicos da sua área.
Com o e-mail, você também pode enviar felicitações e relembrar que está chegando a data de a pessoa fazer a consulta preventiva, por exemplo.
É uma maneira de manter um contato mais próximo, demonstrando que sua clínica tem uma preocupação com a saúde e bem-estar dos pacientes.
Além de manter o cadastro organizado, é necessário treinar seu time para padronizar o atendimento em toda a jornada do paciente.
Assim, você otimiza os serviços, evita falhas no atendimento e o retrabalho, o que faz a equipe ganhar tempo, podendo se dedicar para uma atenção mais focada no paciente e não apenas em tarefas burocráticas.
Com isso, o público percebe que está sendo bem atendido, o que vai fidelizá-lo e aumentar o fluxo de pacientes da sua clínica.
Quando falamos em atenção focada no paciente, a ideia é oferecer o atendimento humanizado, uma prática que deve ser adotada não apenas pelo médico durante a consulta, mas por todas as pessoas que trabalham na clínica.
É interessante, chamar o paciente pelo nome, não ter pressa em atendê-lo e ouvir todas as suas dúvidas. Trata-se de uma abordagem mais personalizada, quer dizer, mais direcionada ao indivíduo e não em seu problema de saúde ou doença.
Uma maneira de aumentar e gerenciar melhor o fluxo de pacientes é oferecendo oagendamento digitalde consultas. Com essa tecnologia, você tem diversas vantagens, como:
E se o assunto é tecnologia, não deixe de contar com a confirmação automática das consultas pelo e-mail. Dessa forma, há mais chances deevitar atrasose mais facilidade para ocupar horários com encaixes, pois você fica sabendo com antecedência que alguém não vai comparecer.
Para aumentar o fluxo de pacientes, uma dica é investir nas ferramentas de marketing online.
Uma delas é o Google Meu Negócio, em que você pode colocar as principais informações da sua clínica, como endereço, telefone, site e e-mail.
Com isso, ao realizar as buscas por uma clínica com a sua especialidade, o público que procura um serviço na sua cidade ou região tem mais chances de encontrá-lo.
Sem contar que, nesse espaço, as pessoas podem deixar avaliações sobre o atendimento, o que também conta pontos para atrair pacientes.
Um jeito de atender mais pacientes, evitando formar aglomerações na sua sala de espera, é utilizar a teleconsulta.
É claro que não há como atender a distância em todas as situações, visto que, na maioria das vezes, é necessário um exame físico.
No entanto, especialmente nas consultas de retorno, em que você apenas conversa sobre os exames realizados, passa a receita médica e outras orientações, ter o atendimento online é uma opção interessante.
Para atrair e fidelizar pacientes, nada melhor do que saber como anda o atendimento na visão do público, não é mesmo?
Por isso, disponibilize meios para fazer pesquisas de satisfação (em papel, por e-mail ou WhatsApp) e peça para que as pessoas avaliem o atendimento.
A ideia é ser uma pesquisa rápida, como dar uma nota de zero a 10 no atendimento e deixar uma observação, se necessário.
A partir desses dados, você pode pensar em mudanças na sua clínica para melhorar a experiência do público.
Ao longo do post, citamos a necessidade de ter o cadastro de pacientes organizado, utilizar o e-mail marketing, além do agendamento online e confirmação automática das consultas.
A boa notícia é que você pode ter todos esses recursos e muitos outros com um software de gestão.
A SimDoctor tem um sistema com todas essas funcionalidades e outras ferramentas, entre elas: prontuário eletrônico do paciente, controle financeiro do negócio, além da prescrição de medicamentos e envio de atestados online.
Com essa tecnologia, as informações do seu consultório ficam armazenadas na nuvem, ou seja, ficam mais seguras e eliminam o uso de papel em grande parte dos processos.
Focar o atendimento nas necessidades do seu público, oferecendo ferramentas que otimizem processos e tragam comodidade para as pessoas são ações importantes para aumentar e gerenciar seu fluxo de pacientes.
Para fazer tudo isso de forma simplificada, não deixe de contar com um software de gestão para a sua clínica de qualidade, como o da SimDoctor.
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