A organização e controle dos atendimentos em uma clínica é...
Ler post completoNão adianta o médico pedir exames, fazer o diagnóstico correto e prescrever medicamentos se não houver adesão ao tratamento pelo paciente.
Nesse cenário, um aspecto importante é engajar o indivíduo para que ele siga tudo o que foi recomendado, a fim de que se alcance os resultados esperados com o atendimento em saúde.
O que é comum é pacientes que se engajem no tratamento até o momento em que os sintomas desaparecem, lembrando-se da consulta médica apenas quando os incômodos surgem novamente.
Porém, para oferecer um tratamento de qualidade, a adesão do indivíduo é fundamental, mas como garantir que isso aconteça?
Com o uso das tecnologias certas na sua clínica.
Quer entender como os recursos digitais podem ajudar no engajamento dos pacientes ao tratamento?
Confira nosso post e descubra como o uso de softwares específicos para seu consultório pode aumentar a atração e fidelização do público!
O dia a dia das pessoas é corrido, por isso, quando elas começam a frequentar uma clínica em que há demora na hora do cadastro, para procurar sua ficha no arquivo ou para serem atendidas, há grandes chances de todos esses fatores atrapalharem a adesão ao tratamento.
Dessa maneira, ao contar com um software de gestão para clínica, você elimina o uso de papel, visto que as informações do paciente passam a ser digitais.
Além disso, esses dados podem ser acessados de forma rápida pelo médico e por outras pessoas da equipe, otimizando a rotina, realização das consultas ou outros procedimentos.
Você passa a ter mais organização nos processos da clínica e isso se reflete em um atendimento mais ágil, o que certamente vai contribuir para que o paciente se engaje no tratamento e retorne para consultas preventivas.
Para que o paciente tenha confiança nas recomendações médicas, é preciso que o diagnóstico seja completo.
E, de novo, as ferramentas digitais podem fazer a diferença nessa questão.
Logo, além da facilidade de acessar esse prontuário no computador, o médico tem mais subsídios para dar o diagnóstico e para saber qual conduta adotar.
Isso demonstra qualidade no atendimento, ajudando na adesão ao tratamento pelo paciente, pois ele percebe que recebeu uma abordagem personalizada.
Com a tecnologia, é possível ainda fazer a prescrição médica digital.
Então, você dispensa o uso do papel e a dificuldade para entender a letra do médico sobre o fármaco prescrito, doses que devem ser administradas e com qual frequência.
Esse recurso, além de permitir aos médicos emitirem a receita online, o que ajuda na teleconsulta, também é interessante na consulta presencial.
Isso porque o documento pode ser impresso, mas também enviado ao paciente por e-mail, por exemplo.
Assim, caso ele perca o papel, tem o arquivo digital e pode comprar e saber como tomar os fármacos normalmente.
Outro ponto é que a prescrição médica digital traz as informações organizadas, evitando mal-entendidos na hora de seguir a recomendação do médico.
É mais segurança para o paciente e também um ponto que contribui para a sua adesão ao tratamento.
Quando a pessoa procura o médico, ela busca ser acolhida, ou seja, receber uma atenção integral.
Com o uso da tecnologia, isso é possível, favorecendo que sua clínica realize um atendimento humanizado.
Com o prontuário eletrônico do paciente, você já consegue oferecer uma abordagem mais personalizada, pois pode se aproximar do paciente, conhecendo suas queixas, histórico de saúde, estilo de vida, entre outros aspectos.
Mas, além disso, é preciso salientar que as ferramentas digitais agilizam diferentes processos burocráticos, permitindo que o médico e toda sua equipe possam dar uma atenção maior ao paciente.
E, ao adotar a humanização do atendimento, há ganhos para a relação entre médico e paciente, fazendo com que haja engajamento ao tratamento proposto.
O paciente, que já é acostumado a usar recursos digitais em seu dia a dia, busca também essa comodidade na hora de procurar um médico e para continuar o tratamento, visto que quer agilidade para marcar o retorno ou o check-up.
Dessa forma, uma dica é trabalhar com o agendamento online de consultas.
Assim, a pessoa pode marcar o apontamento no momento que quiser, ou seja, não fica presa ao horário comercial ou ainda esperando desocupar a linha telefônica para isso.
O paciente entra no site, escolhe o médico que quer ser atendido, descobre os horários disponíveis e pode pensar com calma sobre qual é o que mais se encaixa em seus compromissos.
Além dessa facilidade, com esse recurso online, a agenda da sua clínica fica mais organizada, reduzindo os atrasos nos atendimentos.
Por último, há que se considerar que muitas pessoas desistem do tratamento pelo fato de, simplesmente, se esquecerem de que têm uma consulta marcada.
Nesse sentido, ao implementar um sistema para sua clínica, você pode contar ainda com a funcionalidade que faz o lembrete automático do atendimento.
Com isso, consegue confirmar se o paciente vai comparecer ou não, além de lembrá-lo sobre o dia e horário do atendimento.
O lembrete é enviado via e-mail, contribuindo para que a pessoa dê continuidade ao seu tratamento sem transtornos.
Você oferece um recurso que traz benefícios ao público e ainda consegue preencher horários que poderiam ficar ociosos, pois sabe com antecedência se o paciente estará ou não presente.
Logo, pode fazer os encaixes com mais facilidade, o que aumenta a boa percepção do público sobre seus serviços.
Conseguir a adesão ao tratamento por parte do paciente pode ser um desafio.
Todavia, com o uso de softwares de gestão médica multifuncionais, ou seja, com os recursos que citamos ao longo do artigo e muito mais, você tem mais chance de engajar seu público.
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