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A evolução digital nos consultórios médicos

A tecnologia revolucionou o mundo. 

Da forma como nos comunicamos até a maneira como consumimos, a evolução digital impactou diretamente na vida da sociedade, e isso inclui a maneira como os serviços de saúde são usados – seja pelos pacientes ou pelos próprios profissionais.

Apesar da pandemia do Covid-19 ter acelerado o crescimento tecnológico, ele, em algum momento, já iria acontecer – era inevitável. 

Porém, com a necessidade do isolamento social e cuidados com a saúde, foi necessário implementar formas de assegurar o atendimento médico ao cidadão, mesmo em tempos tão difíceis quanto este.

E foi aqui que a evolução digital se fez protagonista. 

A tecnologia foi necessária para que pacientes pudessem dar continuidade aos tratamentos mesmo à distância, além de contribuir para diagnósticos precisos e formas mais produtivas da equipe de saúde trabalhar.

Os aplicativos de monitoramento, por exemplo, ajudam especialistas a monitorar quaisquer alterações no quadro de saúde e contribuem para evitar o agravamento da condição. 

Os dados são transmitidos a partir de um dispositivo e diversos profissionais podem acompanhar o quadro de forma simultânea, contribuindo na rapidez de tratamentos, além de garantir maior atenção para cada caso.

Entretanto, esse é apenas um exemplo da evolução digital. 

Abaixo, nós vamos falar sobre outro que revolucionou a forma como profissionais e pacientes passam em atendimento: o software de gestão.

A evolução digital no software de gestão

Atualmente, é possível encontrar diversos softwares que contribuem diretamente na rotina de consultórios médicos, algo que só foi possível com a evolução digital. 

O software de gestão, por exemplo, conta com diversas funcionalidades, capazes de beneficiar pacientes e profissionais em diversos âmbitos. Abaixo, confira algumas dessas vantagens.

Teleconsultas

A teleconsulta é uma alternativa eficaz e benéfica para médicos, profissionais de saúde e pacientes.

Os pacientes podem receber atendimento de qualquer lugar sem precisar comparecer à clínica ou consultório. 

Portanto, podem ser atendidos enquanto estão viajando, em casa ou até mesmo em diversos momentos durante o seu dia, como no horário de almoço no trabalho, por exemplo.

Para os pacientes, as teleconsultas trazem benefícios como:

  • Maior flexibilidade de horários, já que não é necessário se deslocar;
  • Possibilidade de receber atendimento até mesmo em viagens;
  • Prevenção de contaminações na sala de espera;
  • Economia do tempo gasto no trânsito.

Já para os profissionais da área da saúde, as vantagens são:

  • Continuidade dos atendimentos mesmo em períodos desafiadores, como isolamento social;
  • Possibilidade de atender pessoas de outras localidades e com dificuldade de locomoção;
  • Atendimento remoto, de onde estiver;
  • Diminuição de custos.

Atualmente, as teleconsultas são feitas seguindo a novaLGPD, respeitando o uso de dados e garantindo o sigilo das informações.

A evolução digital traz funcionalidade e segurança em todos os âmbitos!

Agendamento online de consulta

O recurso deagendamento onlinefacilita não apenas a rotina de médicos e profissionais de saúde, mas também dos pacientes e demais profissionais da clínica e consultório.

Os pacientes podem acessar a agenda médica quando quiserem para visualizar os horários disponíveis e agendar consultas em poucos minutos – tudo isso com apenas alguns cliques e totalmente online.

Assim, o consultório oferece muito mais liberdade para os pacientes, que não precisam marcar consultas apenas durante o horário de funcionamento da clínica, mas sim no melhor horário para si mesmo.

Essa funcionalidade ainda otimiza o trabalho dos profissionais da recepção devido à redução do tempo gasto atendendo telefone, conferindo a agenda e agendando consultas, além de diminuir as filas para marcar atendimentos.

Gestão financeira

A evolução digital ainda permitiu que alguns softwares oferecessem a gestão financeira de todo o consultório médico, garantindo que todas as finanças estejam sob controle.

Nas ferramentas, é possível registrar todas as receitas e despesas e acompanhar a evolução financeira do consultório. 

Além disso, garante acesso a gráficos dinâmicos, contas vencidas, a vencer e créditos a receber.

Conheça outros processos financeiros que a gestão financeira dentro dosoftware médicoauxilia:

  • Geração de guias de consulta TISS;
  • Emissão denotas fiscais;
  • Lançamento financeiro;
  • Orçamento;
  • Relatórios;
  • Repasse.

Marketing médico

A ferramenta de e-mail marketing para clínicas médicas e consultórios permite a integração com e-mail marketing, a fim de estreitar arelação médico-paciente, além de ser uma forma de alcançar novas pessoas e também de fidelizar os pacientes, construindo uma relação de confiança.

Nesse cenário, o e-mail marketing é muito importante por diversos motivos, mas principalmente por:

  • Ter alto alcance;
  • Oferecer a possibilidade de segmentação do público;
  • Ser de baixo custo.

Ainda, é possível criar campanhas específicas de e-mail para comunicar com os pacientes e manter uma relação mais próxima, mesmo fora do consultório.

Use o e-mail marketing para:

  • Celebrar datas comemorativas ou conscientizar sobre datas do Calendário
  • Compartilhar conteúdos informativos;
  • Datas do Calendário Anual da Saúde;
  • Divulgar campanhas de vacinação;
  • Oferecer dicas de saúde.

E muito mais!

Chat de comunicação

Ter umcanal de comunicação exclusivo com a equipedo consultório médico é muito importante para evitar ruídos de comunicação e centralizar todos os comunicados (além de questões do dia a dia).

O software de gestão traz essa funcionalidade, melhorando o fluxo de comunicação da clínica para que todos os profissionais se comuniquem entre si de um jeito prático, rápido, online e em apenas alguns cliques. 

Ao incentivar e possibilitar a comunicação virtual, você evita interrupções no trabalho com ligações e colaboradores tendo que se deslocar para transmitir mensagens para os colegas.

Ainda, é importante oferecer um canal para o paciente conversar com o consultório, permitindo que a comunicação seja rápida e eficaz, mostrando que a clínica se preocupa com a experiência dos pacientes e está sempre buscando inovações para melhor atendê-los!

Afinal, quando falamos em evolução digital, também falamos em formas mais eficientes e assertivas de se comunicar.

Tudo isso e muito mais você encontra na SimDoctor

A SimDoctor é desenvolvedora de um software de gestão altamente tecnológico, eficiente e qualificado, que contribui para melhorar a experiência do paciente e também aumentar a produtividade do consultório médico.

A evolução digital permitiu que a SimDoctor usasse apenas das melhores metodologias para desenvolver uma ferramenta que atende clínicas e consultórios médicos de todo o Brasil, mesmo em suas particularidades.

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