Comunicar-se bem é uma habilidade importante para todo gestor, inclusive...
Ler post completoA forma de gerir clínicas e consultórios já não é mais a mesma.
Com o passar dos anos e com o avanço do desenvolvimento tecnológico, diferentes métodos foram criados e adotados para garantir uma boa gestão de espaços médicos, a fim de trazer boa qualidade para os processos internos e também aos pacientes.
Conhecer quais são esses métodos, as tendências e aderir às novidades pode ser uma excelente maneira de aumentar a competitividade de mercado, além de ser uma ótima pedida para aperfeiçoar tarefas internamente, contribuindo diretamente para a rotina.
A tecnologia tem papel fundamental nisso.
Com os avanços, as clínicas puderam expandir os atendimentos, além de ter possibilitado diferentes formas de contato, algo que foi fundamental durante a pandemia, em que o isolamento social era fundamental.
Atualmente, os avanços tecnológicos são aliados de uma gestão de clínicas qualificada e eficiente.
Sem eles, o dia a dia tende a ser mais caótico, desorganizado, além de oferecer mais riscos de falhas e perdas de informações dos pacientes.
A realidade é uma só: a tecnologia veio para otimizar e aumentar a rapidez das tarefas, facilitando muito a vida de todos os profissionais envolvidos no trabalho de clínicas e consultórios.
Mas como ela pode ser efetivamente implementada?
Fizemos esse artigo para falar mais sobre o assunto e abaixo mostramos 3 formas de integrar a tecnologia nos processos da clínica.
Confira!
A tecnologia está presente na rotina de todos nós – e não poderia ser diferente em clínicas e consultórios.
Abaixo, confira algumas formas de integrar a tecnologia dentro desses ambientes.
A medicina à distância, ou telemedicina, não é uma novidade para a área da saúde, mas ganhou destaque durante a pandemia devido à necessidade de isolamento social.
A realização de consultas à distância é vantajosa para o médico, para o paciente e também para os profissionais da clínica de forma geral.
A telemedicina contribui para a redução de custos e ajuda a expandir a área de atuação da clínica, o que, consequentemente, aumenta a receita.
Mas é importante: é fundamental que os profissionais sejam devidamente capacitados para lidar corretamente com a telemedicina na rotina, proporcionando, assim, todos os seus benefícios.
Os sistemas de gestão nada mais são que softwares altamente tecnológicos capazes de integrar e otimizar diferentes processos da clínica e dos consultórios médicos.
São úteis também pela maior proteção de dados dos pacientes, algo primordial, principalmente depois da implementação na nova LGPD.
Esses sistemas podem contar com abas específicas para gestão de clínicas, gestão financeira, chats de comunicação, entre outras funcionalidades que são muito úteis para o setor da saúde, contribuindo diretamente para a produtividade e eficiência.
As plataformas em nuvem são uma tendência que veio para ficar, definitivamente.
O armazenamento de dados na nuvem traz maior segurança às informações, além de otimizar o espaço físico da clínica ou consultório, evitando que tenham um equipamento robusto cuja única função seja de armazenamento.
Essas plataformas são mais fáceis de usar, de serem instaladas e também não exige a realização de tantas manutenções, o que reduz o valor investido para esse serviço.
Ainda, o acesso aos dados pode ser feito de qualquer lugar e em poucos cliques, algo bastante útil para acessar remotamente em diversos casos – sem deixar a desejar na segurança.
De acordo com o levantamento feito pela Doctoralia com quase 400 representantes de Centros Médicos espalhados pelo país, mais de 60% dos entrevistados confirmou que usa o agendamento online como forma de se comunicar com o público e oferecer a ele uma experiência completa. Ainda mais de 50% usa a confirmação de consulta.
E quais os benefícios que a tecnologia oferece para a confirmação de consulta?
Simples: a redução das ausências nas consultas.
Assim, é possível garantir a presença do paciente e, caso ele não consiga ir, poderá informar sua ausência com antecedência.
Muitos dos centros médicos também aderiram à telemedicina.
Conforme a pesquisa, 63% dos entrevistados oferecem atendimentos com a ajuda da telemedicina, seja para uma parte do corpo clínico ou para todos os especialistas.
Ainda, os profissionais consultores das pesquisas da Doctoralia identificaram tendências para os próximos anos.
Uma delas é o uso de ferramentas tecnológicas para aumentar a automação das clínicas e também como forma de acesso à saúde.
Ambas podem ser feitas com o uso de smartphones, por exemplo.
Mas, para além de tudo o que já foi mencionado e os dados obtidos com o levantamento, uma coisa é certa: a tecnologia, por mais contraditório que possa parecer, é a chave para humanizar as relações e a experiência em saúde.
Isso porque a tecnologia permite uma maior aproximação do corpo clínico com o paciente, seja na pré consulta ou na pós, ou até mesmo durante, como é o caso da telemedicina.
Esse maior contato é imprescindível para estreitar relações e garantir maior confiança por parte do paciente.
E ter pacientes fiéis é o que faz da clínica um sucesso!
Portanto, nunca é demais investir em formas que tragam maior proximidade entre paciente e profissionais, a fim de melhorar a imagem da clínica, atender todos com alta qualidade e oferecer alta produtividade para a rotina.
Como mencionado, o software de gestão é um dos usos da tecnologia em clínicas e consultórios médicos e seus diferenciais contribuem, e muito, para a rotina dos corpo médico.
Nós, da SimDoctor, oferecemos diferentes funcionalidades para que o seu dia a dia seja mais produtivo, qualificado e eficiente, usando uma tecnologia de ponta através de uma ferramenta de gestão que foi pensada e desenvolvida para ser o braço direito de clínicas médicas.
Confira algumas das funcionalidades que a ferramenta da SimDoctor oferece:
Com a ajuda da SimDoctor, a sua clínica ou consultório médico conta com alta tecnologia e eficiência para operar de forma prática, simples e muito rápida, trazendo o que há de melhor em gestão de clínicas.
Agende um teste gratuitoclicando aqui!
Comunicar-se bem é uma habilidade importante para todo gestor, inclusive...
Ler post completoAgendamento online e controle de agenda: quais os benefícios? 27...
Ler post completoA Efetividade da Inteligência Artificial na Otimização do Tempo Médico...
Ler post completoA experiência do paciente depende de muitos fatores, porém, o...
Ler post completo