As principais características de um sistema de gestão eficiente 14...
Ler post completoSe uma clínica ou consultório deseja aumentar o faturamento e ter mais reconhecimento no mercado, a primeira coisa a se fazer é melhorar o atendimento dos pacientes.
Afinal, são eles os principais divulgadores dos serviços médicos, estando satisfeitos ou não.
A verdade é que o ato de reter a clientela é bem mais barato e simples de se do que atrair novos, ainda que isso também seja importante.
Assim, é fundamental criar formas de fidelização dos clientes, que possam garantir o retorno deles em novas consultas.
E engana-se quem acredita que é preciso investir muito para melhorar o atendimento dos pacientes.
Confira algumas medidas simples que podem ser adotadas no seu consultório agora mesmo!
A sala de espera do seu consultório funciona como um cartão de visitas.
Logo na entrada, o paciente já tem uma ideia do que esperar quanto ao restante.
Por isso, é importante que ele encontre um ambiente aconchegante e acolhedor.
Para tanto, nem é preciso fazer uma grande reforma e gastar muito dinheiro.
Basta que a recepção seja limpa, tenha móveis confortáveis e ofereça algumas distrações para que o paciente tenha uma experiência agradável.
Coloque jornais e revistas novos, tenha uma televisão, Wi Fi, ar condicionado e sirva café, chá e água à vontade.
Além disso, a sala de espera também pode ser um ambiente que leve o paciente a conhecer melhor os serviços da clínica ou consultório.
Deste modo, coloque folhetos informativos e algumas revistas sobre saúde junto com os outros materiais impressos.
Ninguém gosta de ficar esperando, não é mesmo?
Principalmente depois de um horário marcado.
A verdade é que o atraso do médico para as consultas é uma das grandes reclamações de muitos clientes e que acabam os afastando de vez.
Portanto, procure chegar sempre no horário e, de preferência, um pouco antes para uma melhor organização.
É claro que podem ocorrer imprevistos, mas eles não devem se tornar uma regra.
Como o seu dia a dia pode ser mesmo corrido e cheio de compromissos em lugares diferentes, é bom se organizar bem.
Para isso, você pode adotar uma agenda eletrônica. Essa aquisição pode ajudar no controle das suas tarefas com lembretes sobre cada um dos seus horários.
Mas e quando a pessoa que tem uma consulta se atrasa ou cancela em cima da hora?
Isso pode comprometer toda a sua agenda e prejudicar os outros pacientes.
Além de contar com um bom atendente, também é bom adotar um sistema eletrônico de agendamento e cancelamento de consultas para melhorar o atendimento dos pacientes.
Com um software, os usuários podem marcar e cancelar as consultas no dia e horário que preferirem.
Sempre que ocorre um cancelamento, o novo horário fica disponível automaticamente.
Além disso, você recebe todos os horários atualizados na sua agenda eletrônica.
E por falar em tecnologia, por que você ainda salva as informações dos seus pacientes em arquivos de papel?
Existem diversos sistemas de prontuário eletrônico que reúnem todos os dados das consultas em um só lugar.
O prontuário eletrônico é uma ferramenta importante para a gestão das informações no consultório e pode ser um grande aliado.
Ele organiza o histórico dos pacientes, facilitando o acesso em novas consultas.
Isso porque tudo fica armazenado na nuvem, podendo ser acessado sempre que necessário, por diferentes dispositivos eletrônicos (laptop, tablet, smartphone, etc.).
Se você quer melhorar o atendimento dos clientes, não dá para fazer isso sozinho.
Seus colaboradores também precisam estar engajados nesse objetivo.
Eles devem ser atenciosos, prestativos e bem informados sobre todos os serviços do consultório.
De fato, muitas vezes, eles acabam tendo mais contato com os pacientes do que você mesmo.
Portanto, invista na capacitação dos seus colaboradores, não apenas no sentido técnico, mas também no de proporcionar uma ótima experiência para a clientela do início ao fim do atendimento.
Melhorar o atendimento dos pacientes não significa apenas se preocupar em atendê-los com todas as técnicas necessárias.
Se o seu conhecimento sobre a sua especialidade é importante, a forma como as pessoas são recebidas também é!
Assim, preocupe-se em oferecer um atendimento personalizado, de acordo com as necessidades de cada paciente.
Da mesma forma, saiba ouvir e entender todas as reclamações dele e respeitar qualquer limitação.
Afinal, é bom ter em mente que outros profissionais também podem oferecer um atendimento médico de qualidade.
O que faz um cliente ficar satisfeito e retornar em novas consultas é, justamente, a forma como ele é tratado e todo o cuidado extra que recebe.
E já que o objetivo é fidelizar os pacientes, é bom lembrar que eles jamais devem ser esquecidos.
Assim como em outros mercados, as ações de pós-atendimento ajudam a garantir que as pessoas continuem satisfeitas mesmo depois das consultas.
Por isso, invista em e-mails marketing, redes sociais e SMS com dicas de saúde direcionadas para o problema dos usuários, parabéns no aniversário e mensagens em outras datas comemorativas, por exemplo.
Você também pode manter avisos sobre a necessidade de fazer uma revisão ou uma nova consulta e até uma pesquisa de satisfação.
E por falar em pesquisa de satisfação, essa é a melhor forma de saber se todas as ações acima estão sendo efetivas e o que necessita ser melhorado.
É possível buscar na própria clientela o entendimento sobre o que eles desejam e precisam de um médico.
Por isso, faça pesquisas regulares, com questionários objetivos enviados por e-mail ou mensagem SMS.
Mais importante ainda é ficar atento às reclamações e solicitações no dia a dia e que podem dar dicas úteis para melhorias no consultório.
Enfim, como você pode perceber, para melhorar o atendimento dos pacientes é preciso rever a gestão do consultório como um todo.
Portanto, é fundamental fazer uma avaliação completa de tudo que precisa ser mudado e como isso pode ser feito.
Gostou dessas dicas sobre como melhorar o atendimento dos pacientes?
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