Um questionamento comum de muitos médicos(as) é: como atender mais...
Ler post completoA experiência do paciente é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes dentro de clínicas e consultórios espalhados pelo Brasil.
Oferecer uma experiência única, eficiente e bastante qualificada é a chave para que o paciente recomende o espaço para outras pessoas, além de fazer avaliações positivas nos canais de atendimento.
Do agendamento da primeira consulta até o pós-consulta (seja em relacionamentos por e-mail e outros), tudo precisa ter uma experiência importante ao paciente e qualquer detalhe é capaz de fazer a diferença.
Isso permite que a clínica tenha uma abordagem mais individualizada, humanizada e atenciosa, sendo uma forma muito eficaz de atração efidelizaçãode pacientes.
Para ajudar a melhorar a experiência do paciente na sua clínica ou consultório médico, nós, da SimDoctor, separamos 5 formas muito eficientes de otimizar e aperfeiçoar essa questão. Continue no artigo e descubra quais são!
Que melhorar a experiência do paciente é importante você já sabe, mas como fazer isso de forma prática? Abaixo, conheça 5 maneiras de fazer isso acontecer!
Atrasar atendimentos é capaz de manchar imediatamente a imagem da clínica ou consultório médico, trazendo uma péssima experiência do paciente.
Estar atento à pontualidade do atendimento é essencial, mas não apenas presencialmente, e sim em seus mais diversos pontos, como no atendimento por telefone e agendamento de consulta, por exemplo.
Para otimizar esse tipo de tarefa, é possível investir em softwares de gestão de clínicas, desenvolvidos especialmente para agilizar os processos diários e, consequentemente, aumentar a satisfação do paciente – bem como a produtividade da equipe.
Algumas decisões só podem ser tomadas com assertividade quando elas são baseadas em dados reais.
Portanto, trabalhar com indicadores e métricas de experiência do paciente é uma ótima maneira de entender os pontos fortes e fracos da clínica para, assim, implementar outros métodos que contribuam para a satisfação do público.
Sem um indicador, as decisões são feitas baseadas em suposições, o que pode levar a muitos erros e problemas, além de surtir o efeito contrário ao que era desejado inicialmente, aumentando a insatisfação do paciente.
Buscar manter uma relação afetiva e mais próxima com o paciente é capaz de deixá-lo bem mais tranquilo durante os atendimentos, o que melhora consideravelmente a sua experiência no espaço.
Ter uma comunicação amigável, demonstrar interesse e respeito sinceros às queixas e opiniões do paciente, além de compartilhar informações importantes sobre o estado de saúde são ótimas formas de melhorar a comunicação e garantir um atendimento mais atencioso e amigável.
Na prática, o bom atendimento deve garantir que os serviços respeitem e cumpram com as necessidades individuais de cada paciente.
Assim, humanizar todas as etapas do atendimento e todos os ambientes é essencial para a melhor experiência possível.
Manter todos os ambientes confortáveis, da sala de espera às de exame, passando por todos os outros espaços, é uma excelente maneira de tornar isso possível.
Os profissionais também devem acompanhar de perto a condição do paciente, mostrando sensibilidade e empatia em relação aos seus problemas.
Visitar médicos já é difícil o suficiente, portanto, focar em um atendimento humanizado é essencial para a satisfação.
O avanço tecnológico permite que diversas tecnologias sejam adotadas em clínicas e consultórios médicos para melhorar a experiência do paciente como um todo, garantindo sua satisfação.
O agendamento online, por exemplo, é uma ótima pedida para que o paciente marque sua própria consulta de onde estiver e em qualquer horário, além de diminuir o tempo nas filas dentro da clínica.
Otimização de tempo e maior conforto são dois dos benefícios dessa modalidade.
A tecnologia trabalha de maneira aliada à experiência do paciente. Sabendo usá-la corretamente, os resultados serão os melhores.
A SimDoctor é desenvolvedora de um software de gestão que conta com inúmeras funcionalidades capazes de aumentar a produtividade da equipe e melhorar a experiência do paciente. Abaixo, confira algumas das principais.
Com a teleconsulta (parte ativa da telemedicina), os pacientes podem receber atendimento de qualquer lugar sem precisar comparecer à clínica ou consultório.
Isso significa que podem ser atendidos enquanto estão viajando, em casa ou até mesmo no horário de almoço no trabalho, por exemplo.
Ainda, a teleconsulta facilita o acesso ao atendimento para pessoas com acessibilidade comprometida, que enfrentam menos obstáculos para receber atendimento médico virtual de qualidade.
Os registros indicam detalhes, incluindo histórico familiar, motivo da queixa inicial, diagnóstico e tratamento, prescrição de medicamentos, exames laboratoriais e outros detalhes vitais necessários para fornecer assistência.
Assim, os pacientes não precisam ficar repetindo todas as informações inúmeras vezes a cada novo atendimento ou em diferentes especialidades.
Para reduzir a taxa de ausência
e evitar que os pacientes faltem em consultas importantes, os lembretes são uma boa pedida.
É possível enviar por SMS ou e-mail, além de enviar pedidos de confirmação para que confirmem sua presença no atendimento.
É uma ótima maneira de incentivar o tratamento junto do profissional, continuamente, além de evitar o esquecimento para que o paciente se programe para ir ao médico sem nenhum transtorno.
Fale com quem entende de software de gestão: fale com a SimDoctor e, além de otimizar toda a rotina da sua clínica ou consultório médico, também melhore a experiência do paciente de forma assertiva e muito simples!
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