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Atendimento humanizado: o que profissionais da saúde devem saber?

A preocupação com o atendimento humanizado tem sido cada vez mais comum na área da saúde e gestão hospitalar, não é mesmo? 

Ainda mais por conta da humanização representar um compromisso organizacional para o aperfeiçoamento constante dos serviços médicos.

Desse modo, o atendimento humanizado se refere ao valor particular do que significa ser humano e, além disso, ajuda a encontrar maneiras de agir com base nesse pensamento.

Considerando que a tecnologia está avançando cada vez mais, é fundamental que seja utilizada de maneira sensata, já que esse recurso pode facilmente distanciar médicos de pacientes. 

Portanto, é importante carregar um senso de empatia para que você seja capaz de acolher e se interessar pelos aspectos emocionais de cada pessoa, para criar uma relação mais próxima.

Vale lembrar que a humanização deve começar desde o momento em que o paciente entra na clínica. 

Ou seja, é um cuidado desempenhado não só pelos médicos, mas por todos os funcionários, como recepcionistas, porteiros e faxineiros.

Neste artigo, apresentaremos a importância do atendimento humanizado nos setores da saúde, além de algumas dicas para você aplicar essa cultura em sua clínica. 

Boa leitura!

Importância do atendimento humanizado

atendimento humanizado é uma forma de alcançar eficiência. 

Quando existe uma comunicação mais direta entre médicos e pacientes, é mais simples estabelecer vínculos.

É bom levar em conta que algumas pessoas recorrem às clínicas de saúde não apenas para resolver seus problemas físicos ou psicológicos, mas para encontrar um conforto pessoal. 

Com isso, a cultura de humanização gera melhores resultados.

Portanto, quando uma instituição está concentrada nas reais necessidades do paciente, está colaborando para o processo de recuperação. 

Dado que em um ambiente acolhedor, as pessoas tendem a manter a mente fortalecida e mais positiva, não é verdade? 

Afinal, a experiência do paciente não se resume apenas ao atendimento médico.

Como aplicar a humanização em sua clínica

Ainda que você escolha investir fortemente na divulgação da sua clínica, é importante saber que o bom atendimento é essencial. 

Lembre-se: sua instituição lida com pessoas nos momentos mais frágeis de suas vidas. 

Por isso o atendimento humanizado é o elemento-chave para o seu sucesso.

Levando em conta que essa estratégia envolve todo o processo de atendimento, é necessário que os pacientes sejam vistos como uma pessoa com sentimentos e emoções, merecendo ser bem tratada em todas as etapas. 

Confira algumas formas de implementar esse conceito em sua clínica!

A Personalização de PrótesesTenha uma equipe capacitada

Antes de qualquer prática de humanização em sua clínica, é fundamental estabelecer a harmonia entre todos os funcionários e acompanhar o progresso dos membros. 

Sem dúvida um ambiente no qual os profissionais estão cientes da sua função, torna-se um local agradável para se trabalhar, refletindo na relação de cada um com os pacientes.

Isso exige treinamento, fazendo com que toda a equipe da clínica reconheça um paciente como pessoa, indo além do prontuário para fornecer mais segurança e adquirir sua confiança. 

O exercício da escuta ativa é essencial nos treinamentos. 

Assim, é possível ouvir e fazer com que a pessoa não se sinta sozinha em determinadas situações.

Automatize os processos

aplicação de tecnologia na rotina de sua clínica também pode auxiliar no processo de humanização. 

Por exemplo, a utilização do prontuário eletrônico armazena inúmeros dados sobre o paciente durante uma consulta. 

Dessa forma, viabiliza o atendimento personalizado e especializado, gerando diagnósticos mais precisos.

Acima de tudo, a automatização está diretamente ligada à produtividade dos seus funcionários, uma vez que a tecnologia realiza os procedimentos que anteriormente eram manuais. 

Isso amplia o seu tempo de dedicação a um atendimento eficiente e especializado, além de não correr o risco de perder detalhes do histórico do seu paciente.

Ofereça um ambiente agradável

Uma decoração acolhedora é excelente, tanto para a equipe interna, como para os pacientes. 

Crie um ambiente com cores mais vivas combinadas com tons neutros. 

Trabalhar com as tonalidades pode estabelecer conforto visual e emocional para quem está buscando por um tratamento médico.

Além de acomodações satisfatórias, é indicado manter o espaço organizado, oferecer água ou café à vontade e elaborar distrações, como Wi-Fi, revistas e TV com uma programação leve para minimizar a angústia de estar em uma clínica.

Torne a comunicação mais acessível

É bem incômodo para algumas pessoas entrar em um consultório e não compreender o que um médico está dizendo sobre a sua própria saúde. 

Ou utilizar termos médicos sem explicação prévia para conversar com recepcionistas e outros funcionários. Você não acha?

Por essa razão, é extremamente importante desenvolver uma boa comunicação, tanto no relacionamento do gestor com sua equipe, como em relação à comunicação com o paciente. 

Desse modo, quando todos têm a capacidade de se comunicar de maneira objetiva, os procedimentos ficam mais práticos.

Além disso, parte do processo de confiança está atrelado à segurança que o paciente sente com relação ao seu médico diante do diagnóstico ou tratamento. 

Nesse caso, uma comunicação compreensível faz a diferença na hora em que o profissional mostrar seu nível de conhecimento, mas, ainda assim, esclarecer de maneira clara o diagnóstico.

Vale destacar que a boa comunicação estabelece mais empatia. 

Afinal, quando o médico demonstra seus valores, ele traz sensação de tranquilidade. 

Por isso, é importante que esse exercício seja feito constantemente para que a conversa seja espontânea com pacientes e funcionários.

Os benefícios que a humanização do atendimento em sua clínica traz são inúmeros, como a melhora no ambiente de trabalho, agilidade dos processos internos e fidelização dos clientes.

Assim, ter um pensamento mais humanizado aumenta a vantagem competitiva da sua instituição, fazendo com que os pacientes bem atendidos tenham mais apreço pelos profissionais da sua equipe, criando excelentes vínculos e recomendando seus serviços para outras pessoas.

Por isso, investir em publicidade é importante, mas nunca descarte a opinião das pessoas que passam pelo seu consultório. 

Elas são as melhores formas de divulgação do trabalho da sua clínica

Então, acostume-se a ouvi-las, você vai se surpreender com os resultados.

O que achou dessas dicas? 

Já aplicou a cultura de atendimento humanizado em sua clínica? 

Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outros colegas a aprimorarem suas forma de ver o paciente!

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