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Ler post completoA preocupação com o atendimento humanizado tem sido cada vez mais comum na área da saúde e gestão hospitalar, não é mesmo?
Ainda mais por conta da humanização representar um compromisso organizacional para o aperfeiçoamento constante dos serviços médicos.
Desse modo, o atendimento humanizado se refere ao valor particular do que significa ser humano e, além disso, ajuda a encontrar maneiras de agir com base nesse pensamento.
Considerando que a tecnologia está avançando cada vez mais, é fundamental que seja utilizada de maneira sensata, já que esse recurso pode facilmente distanciar médicos de pacientes.
Portanto, é importante carregar um senso de empatia para que você seja capaz de acolher e se interessar pelos aspectos emocionais de cada pessoa, para criar uma relação mais próxima.
Vale lembrar que a humanização deve começar desde o momento em que o paciente entra na clínica.
Ou seja, é um cuidado desempenhado não só pelos médicos, mas por todos os funcionários, como recepcionistas, porteiros e faxineiros.
Neste artigo, apresentaremos a importância do atendimento humanizado nos setores da saúde, além de algumas dicas para você aplicar essa cultura em sua clínica.
Boa leitura!
O atendimento humanizado é uma forma de alcançar eficiência.
Quando existe uma comunicação mais direta entre médicos e pacientes, é mais simples estabelecer vínculos.
É bom levar em conta que algumas pessoas recorrem às clínicas de saúde não apenas para resolver seus problemas físicos ou psicológicos, mas para encontrar um conforto pessoal.
Com isso, a cultura de humanização gera melhores resultados.
Portanto, quando uma instituição está concentrada nas reais necessidades do paciente, está colaborando para o processo de recuperação.
Dado que em um ambiente acolhedor, as pessoas tendem a manter a mente fortalecida e mais positiva, não é verdade?
Afinal, a experiência do paciente não se resume apenas ao atendimento médico.
Ainda que você escolha investir fortemente na divulgação da sua clínica, é importante saber que o bom atendimento é essencial.
Lembre-se: sua instituição lida com pessoas nos momentos mais frágeis de suas vidas.
Por isso o atendimento humanizado é o elemento-chave para o seu sucesso.
Levando em conta que essa estratégia envolve todo o processo de atendimento, é necessário que os pacientes sejam vistos como uma pessoa com sentimentos e emoções, merecendo ser bem tratada em todas as etapas.
Confira algumas formas de implementar esse conceito em sua clínica!
Antes de qualquer prática de humanização em sua clínica, é fundamental estabelecer a harmonia entre todos os funcionários e acompanhar o progresso dos membros.
Sem dúvida um ambiente no qual os profissionais estão cientes da sua função, torna-se um local agradável para se trabalhar, refletindo na relação de cada um com os pacientes.
Isso exige treinamento, fazendo com que toda a equipe da clínica reconheça um paciente como pessoa, indo além do prontuário para fornecer mais segurança e adquirir sua confiança.
O exercício da escuta ativa é essencial nos treinamentos.
Assim, é possível ouvir e fazer com que a pessoa não se sinta sozinha em determinadas situações.
A aplicação de tecnologia na rotina de sua clínica também pode auxiliar no processo de humanização.
Por exemplo, a utilização do prontuário eletrônico armazena inúmeros dados sobre o paciente durante uma consulta.
Dessa forma, viabiliza o atendimento personalizado e especializado, gerando diagnósticos mais precisos.
Acima de tudo, a automatização está diretamente ligada à produtividade dos seus funcionários, uma vez que a tecnologia realiza os procedimentos que anteriormente eram manuais.
Isso amplia o seu tempo de dedicação a um atendimento eficiente e especializado, além de não correr o risco de perder detalhes do histórico do seu paciente.
Uma decoração acolhedora é excelente, tanto para a equipe interna, como para os pacientes.
Crie um ambiente com cores mais vivas combinadas com tons neutros.
Trabalhar com as tonalidades pode estabelecer conforto visual e emocional para quem está buscando por um tratamento médico.
Além de acomodações satisfatórias, é indicado manter o espaço organizado, oferecer água ou café à vontade e elaborar distrações, como Wi-Fi, revistas e TV com uma programação leve para minimizar a angústia de estar em uma clínica.
É bem incômodo para algumas pessoas entrar em um consultório e não compreender o que um médico está dizendo sobre a sua própria saúde.
Ou utilizar termos médicos sem explicação prévia para conversar com recepcionistas e outros funcionários. Você não acha?
Por essa razão, é extremamente importante desenvolver uma boa comunicação, tanto no relacionamento do gestor com sua equipe, como em relação à comunicação com o paciente.
Desse modo, quando todos têm a capacidade de se comunicar de maneira objetiva, os procedimentos ficam mais práticos.
Além disso, parte do processo de confiança está atrelado à segurança que o paciente sente com relação ao seu médico diante do diagnóstico ou tratamento.
Nesse caso, uma comunicação compreensível faz a diferença na hora em que o profissional mostrar seu nível de conhecimento, mas, ainda assim, esclarecer de maneira clara o diagnóstico.
Vale destacar que a boa comunicação estabelece mais empatia.
Afinal, quando o médico demonstra seus valores, ele traz sensação de tranquilidade.
Por isso, é importante que esse exercício seja feito constantemente para que a conversa seja espontânea com pacientes e funcionários.
Os benefícios que a humanização do atendimento em sua clínica traz são inúmeros, como a melhora no ambiente de trabalho, agilidade dos processos internos e fidelização dos clientes.
Assim, ter um pensamento mais humanizado aumenta a vantagem competitiva da sua instituição, fazendo com que os pacientes bem atendidos tenham mais apreço pelos profissionais da sua equipe, criando excelentes vínculos e recomendando seus serviços para outras pessoas.
Por isso, investir em publicidade é importante, mas nunca descarte a opinião das pessoas que passam pelo seu consultório.
Elas são as melhores formas de divulgação do trabalho da sua clínica.
Então, acostume-se a ouvi-las, você vai se surpreender com os resultados.
O que achou dessas dicas?
Já aplicou a cultura de atendimento humanizado em sua clínica?
Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outros colegas a aprimorarem suas forma de ver o paciente!
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