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Ler post completoPara que a consulta médica seja, de fato, de qualidade, é importante realizar um atendimento personalizado.
É preciso considerar que os pacientes têm necessidades diferentes e, dessa forma, a equipe de saúde deve ter um olhar sensível e realizar uma abordagem individualizada.
Para isso, é fundamental que o serviço seja humanizado para que o público se sinta acolhido e respeitado.
Assim, é possível criar uma relação próxima e de confiança com o paciente,
fidelizando-o.
Quer entender como prestar um atendimento personalizado em seu consultório? Não perca as dicas que listamos a seguir!
O atendimento personalizado é uma prática essencial na saúde.
Um dos motivos é o fato de os pacientes, muitas vezes, estarem fragilizados ao procurar um médico.
Pode ser o receio quanto a um diagnóstico, as dúvidas sobre os possíveis tratamentos ou outras situações que afetam o emocional.
Nesse sentido, a primeira dica é fazer com que a pessoa se sinta única e especial na consulta.
Para isso, é importante conhecer bem os seus pacientes, tendo sempre à mão o cadastro completo para chamá-los pelo nome.
Para aqueles que estão no primeiro atendimento, você deve ouvir com atenção todas as queixas e descobrir aspectos sobre o histórico de saúde, estilo de vida, hábitos, entre outros pontos.
Dessa maneira, é possível se aproximar das pessoas e ter mais subsídios na conduta clínica adotada.
Sem contar que você cria uma relação de confiança e passa segurança para o paciente, um fator que ajuda em seu engajamento e no sucesso do tratamento.
Além de ter um cadastro completo e fácil de acessar, é necessário ter também o prontuário do paciente diretamente de seu computador.
Assim, você pode acompanhar a condição de saúde do paciente mais de perto, observando sua evolução e outros fatores — como laudos de exames, medicamentos que foram prescritos, reações, como foi cada fase do tratamento ou outros sintomas apresentados.
O público vai sentir que está recebendo um atendimento completo e personalizado, pois você oferecerá um acolhimento ao dedicar sua atenção para todos os detalhes de seu quadro de saúde.
A ideia do atendimento personalizado no seu consultório é dispensar uma atenção integral ao paciente.
Como foi dito, ele está fragilizado e busca ter suas queixas atendidas.
Então, é preciso demonstrar paciência, olhar nos olhos da pessoa e escutar tudo o que ela ou seu acompanhante tem a dizer.
Procure não interromper o relato para que seja possível obter o máximo de informações a respeito dos sintomas apresentados e histórico de saúde.
Com essa atitude, o paciente fica mais tranquilo e sente que o médico e sua equipe estão lá para ajudá-lo.
Outro aspecto é ter cuidado na hora de explicar sobre exames, medicamentos ou tratamentos — procure não utilizar termos muito técnicos e tenha certeza de que o paciente compreendeu o que foi explicado.
Deixe também um canal disponível para a pós-consulta, a fim de que o público possa entrar em contato caso tenha qualquer dúvida.
As pessoas estão com a rotina cada vez mais corrida, todavia quando se trata de saúde é fundamental desacelerar.
Esse é o conceito de slow medicine ou medicina sem pressa, que deve ser adotado ao prestar um atendimento personalizado e, portanto, humanizado
.
Para isso, a primeira dica é organizar a agenda com um intervalo adequado para cada consulta.
Desse modo, você pode conversar com seus pacientes com calma, sem que isso cause atrasos no próximo apontamento.
Falamos até aqui da relevância da abordagem individualizada do público, no entanto, essa conduta não deve ficar restrita à sua relação com o paciente.
Toda a sua equipe precisa ter essa cultura incorporada para que o atendimento personalizado ocorra desde o primeiro contato que a pessoa tem com a sua clínica e se estenda ao pós-consulta.
Então, capacite sua equipe para que todos os profissionais sejam cordiais com os pacientes e acompanhantes e estejam sempre prontos para tirar qualquer dúvida.
Além de treinar sua equipe para ter o foco no paciente e suas necessidades, um fator que não pode ser deixado de lado é a ambientação do seu consultório.
É importante ter uma decoração agradável e oferecer um espaço confortável, pensando nas pessoas que você atende.
Por exemplo: caso atenda crianças, um espaço com brinquedos, mesas e materiais para colorir é sempre bem-vindo.
Dessa forma, o público se sente acolhido, nota o quanto o profissional se preocupa com seu bem-estar e percebe que, em sua clínica, o paciente vem em primeiro lugar.
Para organizar os processos no seu consultório e oferecer um atendimento personalizado, é imprescindível contar com a tecnologia — como o software de gestão da SimDoctor.
Com o nosso sistema multifuncional, você integra as informações do público e conta com o prontuário eletrônico do paciente.
Dessa maneira, tem acesso fácil e rápido a todos os dados de cadastro e de saúde, podendo ter mais proximidade com cada pessoa atendida.
Tem ainda o fato de otimizar diferentes tarefas administrativas, fazendo com que você e a sua equipe ganhem tempo: assim, é possível direcionar a atenção para o paciente, pois diversos processos burocráticos e manuais serão eliminados.
Outra questão é que, com a nossa solução, você passa a ter o agendamento online das consultas e o lembrete automático das consultas, o que traz comodidade para o seu público.
Além disso, você emite a nota fiscal automaticamente e ainda pode oferecer a possibilidade de pagamento online do atendimento.
Por fim, entre outras funcionalidades, com a SimDoctor você pode enviar e-mail marketing em datas especiais, como aniversário, ou com informações de educação em saúde, com foco em prevenção, por exemplo.
Oferecer um atendimento personalizado na clínica é sair na frente da concorrência.
Por isso, foque em prestar uma atenção integral aos pacientes, implementando uma tecnologia completa em seu consultório.
Quer conhecer melhor o nosso sistema de gestão para clínicas e consultórios?
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