A tecnologia tem possibilitado avanços significativos em diversas áreas do...
Ler post completoAs abordagens no atendimento em saúde vêm modificando ao longo do tempo e, cada vez mais, passam a considerar o paciente de forma global.
Essa é a proposta da clínica ampliada, na qual o médico atua em conjunto com uma equipe de profissionais de saúde, conferindo mais qualidade para os tratamentos.
Como a própria denominação indica, é uma forma de ampliar os serviços de saúde, visto que leva em conta não apenas os aspectos biológicos do público, mas psicológicos, sociais e ambientais.
Quer entender melhor a finalidade da clínica ampliada, como é o seu funcionamento na prática e as vantagens para os pacientes?
Acompanhe o post a seguir e obtenha essas informações!
O objetivo da clínica ampliada, modelo que vem ganhando espaço no setor público e privado, é tratar o paciente a partir da ideia de saúde integral.
Dessa forma, o atendimento não se restringe apenas a relatar uma queixa ao médico e, a partir disso, realizar exames e tomar medicamentos.
É uma abordagem mais global, que envolve os cuidados em saúde, além de ações em prevenção, promoção e reabilitação, tendo em vista a qualidade de vida da pessoa.
Assim, o médico trabalha em conjunto com profissionais de saúde de diferentes áreas, como:
Com isso, o indivíduo é tratado considerando seu bem-estar físico, psicológico e social, o que ajuda no diagnóstico e na escolha das ações terapêuticas.
A vantagem é que essa forma de atendimento em saúde pode melhorar os resultados e até mesmo contribuir para uma mudança de hábitos do paciente, já que ele participa de todo esse processo.
Dessa forma, é criada uma relação de proximidade e confiança com médicos e outras pessoas da equipe de saúde.
A sociedade está acostumada com o modelo convencional de atendimento em saúde, que prioriza, na maioria das vezes, somente a consulta médica.
Então, para ficar mais fácil de compreender o atendimento na clínica ampliada, vamos mostrar como ele ocorre na prática.
Vamos imaginar um paciente que tem o diagnóstico de diabetes e está acima do peso, mas, mesmo com os medicamentos, relata não se sentir bem.
Com a clínica ampliada, o médico deixa de ter um papel central no atendimento, pois ele passa a trabalhar de forma integrada com outras áreas.
Nesse exemplo, além do acompanhamento médico, ele recebe também atendimento nutricional para orientar sobre os cardápios e modos de preparo dos alimentos.
Mas não é só: ele pode ter a supervisão de um profissional de educação física para deixar o sedentarismo de lado e ainda ter o acompanhamento psicológico para lidar bem com as restrições alimentares e também para se engajar no tratamento de forma completa.
Portanto, você trata o paciente em diferentes dimensões, contribuindo não apenas para o controle da doença, mas para a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Dessa forma, a pessoa passa a viver melhor, sendo que as chances de ter complicações pelo diabetes reduzem bastante.
Quer entender melhor por que é interesse adotar o modelo de clínica ampliada?
Confira abaixo os principais benefícios de trabalhar baseado na ideia de saúde integral!
A vantagem principal da clínica ampliada é que ela coloca em prática oatendimento humanizado.
Logo, seu paciente se sente acolhido pela equipe de profissionais, podendo relatar suas queixas, seu histórico de saúde e ainda trazer outros detalhes, como sua rotina e seus hábitos do dia a dia.
Dessa forma, o foco é o indivíduo, pois ele recebe uma atenção completa, o que vai muito além do seu problema de saúde.
Nesse modelo, o paciente participa de todo o processo de atendimento, tendo, inclusive, a responsabilidade de seguir o plano traçado pela equipe.
E, como ele é ouvido pelo time de profissionais e acolhido de uma forma integral, passa a estabelecer um contato mais próximo com os profissionais.
Ao estabelecer esse relacionamento de confiança, a pessoa e, muitas vezes, até seus familiares, passam a ter um engajamento maior nas ações terapêuticas propostas.
Para os profissionais de saúde, trabalhar de forma integrada proporciona a troca de ideias entre diferentes áreas, trazendo mais informações para compor um diagnóstico.
Isso porque a doença ou queixa apresentada pelo paciente é vista de forma global, o que pode envolver diferentes aspectos, como físicos, emocionais e sociais.
Ao ter mais subsídios para o diagnóstico e para conduta terapêutica a ser adotada, as chances de o tratamento ter um resultado melhor aumentam bastante.
Além disso, como dissemos, há um maior envolvimento do paciente, o que também ajuda.
Além disso, como exemplificamos no tópico anterior, as ações propostas incluem diferentes vertentes, deixando de privilegiar apenas o tratamento com medicamentos.
No caso de uma pessoa com diabetes, ela passa a se alimentar melhor, a praticar atividades físicas e também cuidar do emocional, tudo de maneira integrada.
A finalidade da clínica ampliada é, além de oferecer uma melhor experiência ao paciente, promover a saúde de modo que ele tenha qualidade de vida.
A pessoa passa a ter autonomia quanto à sua saúde, entendendo quais são os diferentes aspectos relacionados a sua queixa e o que deve ser feito para viver melhor.
Desse modo, passa a fazer também a prevenção em saúde e a adotar novos hábitos no dia a dia, o que contribui para o seu bem-estar físico e mental.
Para se destacar na área de saúde, fidelizando seus pacientes, uma dica é adotar o modelo de clínica ampliada em seu atendimento.
E, para trabalhar de forma integrada com outros profissionais, o ideal é ter umsistema de gestão para sua clínica.
Assim, a equipe multiprofissional pode ter acesso ao prontuário eletrônico do paciente, além de utilizar outras funcionalidades para otimizar e alinhar os processos.
Busca uma tecnologia completa de gestão para sua clínica?
Entenda por que contar com o software da SimDoctor é a melhor escolha: acesse nosso site e fique por dentro de todos os recursos que nosso sistema oferece!
A tecnologia tem possibilitado avanços significativos em diversas áreas do...
Ler post completoVocê termina a faculdade de Medicina, quer atuar no mercado...
Ler post completoSoftware médico SimDoctor como um gerenciador de custos 16 de...
Ler post completoSoftwares Médicos: Integrações otimizando a saúde 7 de dezembro de...
Ler post completo