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Ler post completoAs clínicas e consultórios médicos trabalham diariamente para melhorar a vida do paciente e garantir um atendimento de alta qualidade.
Entretanto, eles passam por um problema bastante comum: a ausência dos pacientes nas consultas.
Isso, além de atrapalhar o horário dos profissionais da clínica e dos próprios médicos, é igualmente prejudicial ao paciente, que perde a consulta que, muitas vezes, demora de novo para ser remarcada.
O motivo da ausência dos pacientes pode ser variado: compromissos em cima da hora, a falta de lembretes e até mesmo o esquecimento, afinal, com a correria do dia a dia, é normal que todos nós deixemos alguma coisa passar.
Entretanto, a ausência é um problema que pode ser enfrentado pela clínica com certa facilidade.
É claro que, para que as estratégias deem certo, é fundamental que o paciente compareça à consulta, mas aplicando o que vamos mostrar ao decorrer do texto, a tendência é diminuir cada vez mais essa taxa de ausência.
Assim, os pacientes poderão comparecer às consultas com maior facilidade e sua clínica estará sempre cheia para atender as necessidades de quem precisa!
Como mencionado, para diminuir, de fato, a ausência dos pacientes, é importante que eles também cumpram com sua parte e compareçam nas consultas.
Mas para que a sua clínica faça o seu papel, trouxemos 3 dicas fundamentais para reduzir a taxa de ausência.
Confira abaixo!
Deixe que os pacientes marquem suas próprias consultas!
Isso é importante para que eles vejam o melhor dia e horário para si mesmos e evitem problemas relacionados a outros compromissos.
É importante que esse sistema para marcar consultas funcione 24 horas, 7 dias por semana, afinal, cada pessoa tem um horário melhor para se dedicar a essa tarefa dentro da sua rotina.
É fundamental que a clínica ou consultório tenham métodos de confirmar a consulta junto ao paciente.
Isso pode ser por e-mail, por exemplo, logo após o agendamento, ou até mesmo por mensagem de texto ou pelo WhatsApp.
Isso é muito vantajoso para que o paciente busque a confirmação por escrito em suas mídias sociais, o que evita o esquecimento, além de transtornos caso ele precise ligar para a clínica para confirmar.
Lembretes via WhatsApp ou SMS ajudam bastante os pacientes!
Portanto, é uma excelente alternativa para que se lembrem do dia e horário da consulta sem precisarem recorrer a ninguém.
É possível enviar esses lembretes um dia antes, por exemplo, para que o paciente não esqueça do seu agendamento no dia seguinte.
Mas a definição do lembrete, a sua frequência e o canal escolhido devem ser definidos pela própria clínica, de acordo com as suas demandas.
A SimDoctor é desenvolvedora de um software de gestão para clínicas que conta com todas as funcionalidades citadas no decorrer do texto!
Diga adeus para as altas taxas de ausência dos pacientes nas consultas.
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