Gestão Clínica: O que é, sua importância e como aplicar...
Ler post completoAs clínicas e consultórios médicos trabalham diariamente para melhorar a vida do paciente e garantir um atendimento de alta qualidade.
Entretanto, eles passam por um problema bastante comum: a ausência dos pacientes nas consultas.
Isso, além de atrapalhar o horário dos profissionais da clínica e dos próprios médicos, é igualmente prejudicial ao paciente, que perde a consulta que, muitas vezes, demora de novo para ser remarcada.
O motivo da ausência dos pacientes pode ser variado: compromissos em cima da hora, a falta de lembretes e até mesmo o esquecimento, afinal, com a correria do dia a dia, é normal que todos nós deixemos alguma coisa passar.
Entretanto, a ausência é um problema que pode ser enfrentado pela clínica com certa facilidade.
É claro que, para que as estratégias deem certo, é fundamental que o paciente compareça à consulta, mas aplicando o que vamos mostrar ao decorrer do texto, a tendência é diminuir cada vez mais essa taxa de ausência.
Assim, os pacientes poderão comparecer às consultas com maior facilidade e sua clínica estará sempre cheia para atender as necessidades de quem precisa!
Como mencionado, para diminuir, de fato, a ausência dos pacientes, é importante que eles também cumpram com sua parte e compareçam nas consultas.
Mas para que a sua clínica faça o seu papel, trouxemos 3 dicas fundamentais para reduzir a taxa de ausência.
Confira abaixo!
Deixe que os pacientes marquem suas próprias consultas!
Isso é importante para que eles vejam o melhor dia e horário para si mesmos e evitem problemas relacionados a outros compromissos.
É importante que esse sistema para marcar consultas funcione 24 horas, 7 dias por semana, afinal, cada pessoa tem um horário melhor para se dedicar a essa tarefa dentro da sua rotina.
É fundamental que a clínica ou consultório tenham métodos de confirmar a consulta junto ao paciente.
Isso pode ser por e-mail, por exemplo, logo após o agendamento, ou até mesmo por mensagem de texto ou pelo WhatsApp.
Isso é muito vantajoso para que o paciente busque a confirmação por escrito em suas mídias sociais, o que evita o esquecimento, além de transtornos caso ele precise ligar para a clínica para confirmar.
Lembretes via WhatsApp ou SMS ajudam bastante os pacientes!
Portanto, é uma excelente alternativa para que se lembrem do dia e horário da consulta sem precisarem recorrer a ninguém.
É possível enviar esses lembretes um dia antes, por exemplo, para que o paciente não esqueça do seu agendamento no dia seguinte.
Mas a definição do lembrete, a sua frequência e o canal escolhido devem ser definidos pela própria clínica, de acordo com as suas demandas.
A SimDoctor é desenvolvedora de um software de gestão para clínicas que conta com todas as funcionalidades citadas no decorrer do texto!
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