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Como organizar a recepção da sua clínica ou consultório?

Parte primordial, a recepção da clínica é um dos ambientes mais frequentados pelo paciente, afinal, é ali onde ele espera ser atendido, além de ser um dos primeiros contatos que ele tem com o espaço. 

Portanto, é muito importante que esteja organizado, a fim de oferecer maior conforto para o público diariamente.

Mas quando falamos em organização, não falamos apenas na disposição dos móveis no espaço, mas também da qualidade do atendimento, uma ação que faz toda a diferença para que o paciente se sinta bem e confortável, já que ir ao médico pode não ser uma das tarefas mais prazerosas.

Então por que não facilitar um pouco a vida dele e organizar a recepção de uma maneira funcional?

No artigo de hoje, nós, da SimDoctor, falaremos mais sobre formas de organizar a recepção, a fim de oferecer uma experiência positiva ao paciente.

7 maneiras de organizar a recepção

Existem diversas formas de organizar a recepção para dar ao paciente um espaço aconchegante e confortável de ficar. Abaixo, nós separamos 7 principais, confira!

1. Tenha uma recepção funcional e acessível

Dentre todos os ambientes da clínica, a recepção é o que mais precisa de acessibilidade para pessoas com deficiência ou idosos. 

Rampas, corrimão, portas mais largas e outros são importantíssimos para trazer segurança e eficiência para esse público.

Disponibilizar snacks (bolachas etc), além de água, chás e até café, a fim de transmitir o respeito que a clínica tem pelo paciente, também é uma boa pedida, mas é importante que as porções sejam individuais. Tudo isso faz com que a imagem da clínica seja construída e solidificada de forma positiva.

2. Conte com elementos de distração

Visitar o médico pode não ser uma tarefa prazerosa – e ações para distrair e entreter os pacientes na recepção sempre são bem-vindas. 

Televisão e revistas já são distrações muito conhecidas, mas, hoje, muitos espaços disponibilizam Wi-Fi gratuito para que o paciente navegue nas redes sociais, assista a filmes ou séries em algum streaming, além de muitas outras possibilidades encontradas na internet.

Folders, livretos e até mesmo vídeos da clínica podem ser bons elementos de distração. 

Caso o ambiente seja voltado para as crianças, brinquedos, jogos, lápis de cor e papel são elementos muito importantes para distrair os pequenos. Invista neles!

3. Mantenha o ambiente organizado e limpo

Organizar a recepção para que ela esteja sempre limpa e funcional é um dos primeiros passos. Manter o espaço higienizado evita a proliferação e transmissão de doenças, além de reduzir o risco de agravar o quadro de saúde do paciente.

Sujeira e ambiente da área da saúde não combinam, portanto, é importante manter a recepção limpa. Além disso, em tempos pandêmicos, é importante disponibilizar álcool em gel, seja em totens ou em frascos em cima dos balcões.

Outra ação importante é distribuir os móveis de forma que não atrapalhem a circulação de pessoas. 

Além de dar maior liberdade para que os pacientes andem, evita inúmeros acidentes causados por tropeços em móveis fora do lugar, entre outros.

4. Identifique o paciente rapidamente

O atendimento humanizado também pode ser potencializado com a ajuda detecnologias
Portanto, é importante investir em tecnologias aliadas que permitam ajudar na identificação rápida do paciente, além de contribuir no gerenciamento geral do atendimento, deixando o processo muito mais personalizado e ágil.

Um sistema digital, por exemplo, ajuda em tudo isso, além de aumentar a produtividade e reduzir os erros e falhas, o que, a depender de cada caso, podem ser catastróficos. Ainda, alguns sistemas possuem outras funcionalidades, como agendamento online emarketing médico.

5. Capacite os colaboradores

Quando falamos em capacitação de profissionais, não falamos sobre sua competência e responsabilidade técnica e profissional, mas sim à empatia e aos cuidados com os pacientes, que são duas das mais importantes qualidades para quem trabalha na área da saúde. 

Um atendimento empático e cuidadoso torna a experiência do paciente muito melhor e reduz consideravelmente os níveis de insatisfação.

Além disso, é essencial que os profissionais tenham noções básicas de acessibilidade para que consigam atender pacientes em diversas condições, deixando a recepção – e todo o atendimento – muito mais funcional.

6. Ofereça conforto ao paciente

O tempo que o paciente permanece na recepção deve ser confortável – mesmo que ele não vá passar muito tempo naquele ambiente. 

Cadeiras, poltronas, pufes e sofás confortáveis são ótimas ideias para deixá-los mais relaxados durante a permanência, evitando muitos desconfortos e contribuindo para que o atendimento, exame ou procedimento seja mais tranquilo.

As cores também importam! Investir em cores claras ou em tons pastéis pode ser uma ótima pedida, já que transmitem tranquilidade e serenidade. 

Quanto à decoração, almofadas, flores e até mesmo aquários ajudam no melhor conforto para o paciente.

7. Aperfeiçoe o atendimento

Aperfeiçoar o atendimento diz respeito a muitas questões, inclusive na rapidez em que o paciente é atendido. 

Portanto, buscar melhorar os processos é essencial, para que o paciente espere o mínimo e seja um processo mais eficiente.

Nesse ponto, os sistemas digitais também podem ser úteis, já que contam com funcionalidades que otimizam o atendimento e trazem muito mais rapidez para a rotina. 

Eles podem ser verdadeiros aliados para transformar a organização da recepção.

SimDoctor como software que ajuda na organização da recepção

A SimDoctor é desenvolvedora de umsoftware médicoaltamente tecnológico que contribui para a organização da recepção, otimizando o atendimento ao paciente, além de oferecer funcionalidades importantíssimas que contribuem para a rotina do espaço, como:

Tudo para que a clínica ofereça a melhor experiência ao paciente e cresça cada vez mais, mas sem deixar a qualidade em segundo plano.

Com a SimDoctor, a sua clínica vai mais longe!

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