Gestão Clínica: O que é, sua importância e como aplicar...
Ler post completoUma clínica médica tem diferentes demandas na sua rotina.
Entre elas, é possível destacar os processos de gestão, como a gestão financeira, por exemplo, parte indispensável para o melhor controle de recursos.
Mas como realizar uma gestão financeira que seja eficiente e que atenda todas as demandas da clínica?
Não é uma tarefa fácil, mas com organização e paciência é possível chegar a um resultado excelente que melhore o fluxo de caixa, o capital de giro, além de evitar uma série de problemas financeiros que poderiam, inclusive, levar à clínica à falência.
Para evitar esse tipo de problema, ao longo do artigo você vai entender como melhorar a gestão financeira da sua clínica e quais métodos podem contribuir diretamente para gerir corretamente todo o pessoal – inclusive os médicos.
Continue lendo!
Antes de buscar por métodos para melhorá-la, precisamos entender, primeiro, o que é gestão financeira.
Muitas vezes, os gestores não têm um bom desempenho na gestão exatamente por não entender o que ela é e o que é necessário para mantê-la.
Na prática, a gestão financeira é o compilado de processos que permitem que a clínica planeje, controle e analise as suas atividades financeiras.
Isso diz respeito aos métodos e ações que a clínica toma para manter a boa saúde de todo o dinheiro.
Afinal, o objetivo de toda clínica é crescer e, com isso, ganhar mais dinheiro.
Mas todo esse plano pode ir por água abaixo quando não existe uma boa gestão financeira – ou quando ela não existe de forma nenhuma.
Gerir a parte financeira corretamente impacta todos os setores da clínica, já que tudo, direta ou indiretamente, envolve dinheiro.
E é responsabilidade dos gestores financeiros identificar pontos de melhoria e trazer diferenças consideráveis para não afetar as finanças bem como os processos internos, duas questões que também estão ligadas.
Falando assim pode parecer simples, mas gerir finanças não é uma tarefa fácil, ao contrário: é complexa e exige expertise para que os resultados sejam os melhores possíveis.
O repasse médico é parte fundamental de qualquer gestão financeira de uma clínica.
Afinal, os profissionais também devem receber por todos os serviços prestados, independentemente do seu regime de trabalho.
Essa pode ser uma tarefa complicada devido à dupla tributação quando esse repasse não é feito da forma mais eficiente.
É exatamente por isso que, atualmente, existem diferentes soluções que driblam a bitributação e são vantajosas tanto para a clínica quanto para o médico.
Mas fique tranquilo: essas soluções estão dentro da lei e podem ser feitas sem medo ou receio, sempre pensando na melhora da gestão financeira da sua clínica.
Abaixo, conheça uma das formas de realizar o repasse médico.
O split de pagamento, ou divisão de pagamento (em tradução literal) permite que o repasse seja pago de forma digital, por maquininha ou pagamento online.
Com esse método, é possível dividir o pagamento entre diferentes recebedores, o que evita a bitributação.
Essa solução permite que cada profissional receba a sua parte em uma única transação, evitando o problema.
Receber no final do mês ou após o paciente pagar pelo procedimento é uma prática muito comum, mas ao declarar o Imposto de Renda, a mesma entrada financeira será cobrada duas vezes, alterando o valor final pago como imposto.
Por isso é importante optar pelo split de pagamento, que também gera maior confiança nas relações entre a clínica e os médicos.
Além de evitar a bitributação, o slipt de pagamento é bastante vantajoso por trazer inúmeras vantagens, como, por exemplo:
Para ter uma boa gestão financeira com a ajuda do split de pagamento, é importante que as clínicas realizem as principais etapas, que são: configuração de dados, seleção dos beneficiários e emissão das notas fiscais.
Com esses 3 passos, todo o processo será feito com maior assertividade, além de diminuir riscos de erros e outros problemas que poderiam comprometer a eficiência do pagamento.
Para que tudo ocorra conforme o esperado, as clínicas podem – e devem – apostar em tecnologias aliadas que tragam eficiência e alta qualidade aos seus processos.
Então por que não aliar o útil ao agradável?
Ter um software de gestão vai otimizar o tempo da clínica, além de contribuir diretamente no repasse médico para que as finanças estejam sempre em dia para operar com o caixa no azul.
E você já sabe: se falou em software de gestão para clínicas, falou em SimDoctor!
Somos especialistas no setor e desenvolvemos uma ferramenta de gestão especialmente para clínicas e escritórios, a fim de suprir as demandas desse segmento com agilidade.
No nosso software você tem:
Não perca mais tempo e conte com quem entende do assunto.Entre em contato conoscoe saiba mais!
Gestão Clínica: O que é, sua importância e como aplicar...
Ler post completoMédicos: como evitar ações judiciais? 22 de março de 2023...
Ler post completoAs clínicas médicas precisam trabalhar com foco no paciente, o...
Ler post completoJá faz algum tempo que a tecnologia é uma grande...
Ler post completo