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Ler post completoUma das maneiras de manter a sua agenda cheia é aprimorar a jornada do seu paciente.
Esse conceito tem origem no marketing (jornada do cliente) e, na área médica, engloba desde a percepção de um sintoma até o pós-atendimento.
Em linhas gerais, a jornada envolve a descoberta, etapa em que o paciente identifica que precisa do serviço médico; seleção, que é quando ele decide em qual profissional ou clínica se consultar; atendimento ou o momento da consulta; e avaliação, que é a opinião dele sobre o serviço médico.
Compreender melhor como ocorrem essas etapas é fundamental para o sucesso da sua clínica ou consultório.
Neste post, vamos abordar quais ações podem ser tomadas a partir do entendimento da jornada do paciente. Confira!
Quando o assunto é oferecer uma boa experiência ao paciente, é comum pensar apenas na qualidade do atendimento, ou seja, da consulta propriamente dita.
Contudo, é preciso ampliar essa visão, considerando desde o momento em que o paciente procura pelo serviço até depois do atendimento.
Nesse sentido, a ideia é agregar valor em todas essas etapas para que ele reconheça que sua clínica, de fato, é diferenciada.
Então, aqui entra a importância de investir em sua presença digital, como a implementação de um site e criação de perfil nas redes sociais.
Assim, sua clínica passa a ter destaque no momento em que o paciente pesquisar sobre as opções de atendimento.
Isso porque, apesar de a indicação de amigos e familiares ainda ter um peso grande, cada vez mais as pessoas utilizam o Google em busca de serviços médicos.
Porém, não basta o paciente chegar até você no ambiente online, é preciso que ele enxergue algo mais: na hipótese de decidir agendar um horário na sua clínica, ele terá uma boa experiência caso você conte, por exemplo, com o agendamento online em seu site.
Desse modo, ele não precisará esperar o horário comercial ou desocupar a linha telefônica para falar com a secretária, o que traz praticidade para o dia a dia.
Além do agendamento online, é possível implementar o lembrete automático de consultas via SMS, o que também facilita a rotina do paciente.
Ao compreender quais são as etapas pelas quais o paciente percorre, é possível implementar as estratégias certas na sua clínica.
Alguns pontos que podem merecer atenção são:
Todavia, entre as ações, a tecnologia é um ponto essencial na jornada do paciente.
E é aí que entra a importância de ter um software de gestão para clínicas médicas completo, como o da SimDoctor.
O nosso sistema não exige um alto investimento nem uma grande infraestrutura, e traz diferentes módulos, incluindo o agendamento online e lembretes de consultas, para agilizar a gestão e seu atendimento.
Entre as funcionalidades, está o prontuário eletrônico do paciente, que reúne todas as informações para que sua consulta seja humanizada e completa.
Outra função é a possibilidade da emissão e envio digital daprescrição médica.
Tudo isso garantindo a total segurança dos dados dos pacientes, pois você elimina o uso de papel, evitando possíveis perdas.
Isso porque as informações são digitais e criptografadas: desse modo, somente profissionais autorizados com login e senha acessam o prontuário eletrônico.
O sistema da SimDoctor também é eficiente no pós-atendimento, pois faz a emissão e envio automático da nota fiscal de serviço para o paciente e ainda permite o pagamento online.
E tem mais: você ainda conta com a ferramenta para fazer e-mail marketing, estreitando ainda mais o relacionamento com o público.
Como você pode perceber, ao se preocupar em oferecer uma boa jornada ao seu paciente, você passa a contar com as melhores tecnologias, que vão otimizar a gestão da sua clínica e todo o atendimento.
O resultado é agilidade em todos os processos do seu consultório, o que faz sobrar mais tempo para oferecer um atendimento humanizado, que enxergue o paciente e não apenas sua doença ou problema de saúde.
Dessa maneira, seu paciente se sente acolhido e sabe que a clínica implementa inovações voltadas para o seu conforto e bem-estar.
Em outras palavras, você aumenta a satisfação do público, o que melhora sua credibilidade e fortalece a marca da sua clínica.
Então, ao precisar novamente do serviço médico ou para a realização do check-up, as chances de a pessoa retornar para o seu consultório são altas.
Ter o foco na jornada do seu paciente permite avaliar quais são os pontos fortes e fracos da sua clínica, a fim de aprimorar ou corrigir o que for necessário.
Talvez nesse aspecto surja a dúvida de como avaliar, ao certo, como são essas etapas.
Isso porque você e sua equipe podem não perceber todas as necessidades do seu público.
Então, o que fazer para mapear esses fatores?
Um método que pode auxiliar é justamente aplicar pesquisas de satisfação com o paciente. Isso mesmo!
Pode parecer, em um primeiro momento, estranho pensar nesse tipo de pesquisa para a área de saúde.
No entanto, é cada vez mais comum utilizar essa estratégia para se destacar no mercado.
Você pode enviar perguntas sucintas por e-mail ou SMS ou fornecer um formulário de papel para as pessoas ficarem à vontade para escolher a forma que preferem.
A partir da análise das respostas, é possível adotar melhorias no seu negócio, já que você obtém a opinião de quem frequenta seu consultório.
Para ter sucesso ao empreender com sua clínica médica ou consultório, é imprescindível entender como é a jornada do paciente.
Ao compreender todas as etapas que ele percorre, você percebe a importância de adotar softwares de gestão para otimizar o fluxo de trabalho e trazer ainda mais qualidade para o atendimento.
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