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Por que é tão importante entender a jornada do paciente?

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Uma das maneiras de manter a sua agenda cheia é aprimorar a jornada do seu paciente

Esse conceito tem origem no marketing (jornada do cliente) e, na área médica, engloba desde a percepção de um sintoma até o pós-atendimento. 

Em linhas gerais, a jornada envolve a descoberta, etapa em que o paciente identifica que precisa do serviço médico; seleção, que é quando ele decide em qual profissional ou clínica se consultar; atendimento ou o momento da consulta; e avaliação, que é a opinião dele sobre o serviço médico.

Compreender melhor como ocorrem essas etapas é fundamental para o sucesso da sua clínica ou consultório

Neste post, vamos abordar quais ações podem ser tomadas a partir do entendimento da jornada do paciente. Confira!

Melhora da experiência oferecida aos pacientes

Quando o assunto é oferecer uma boa experiência ao paciente, é comum pensar apenas na qualidade do atendimento, ou seja, da consulta propriamente dita. 

Contudo, é preciso ampliar essa visão, considerando desde o momento em que o paciente procura pelo serviço até depois do atendimento.

Nesse sentido, a ideia é agregar valor em todas essas etapas para que ele reconheça que sua clínica, de fato, é diferenciada.

Então, aqui entra a importância de investir em sua presença digital, como a implementação de um site e criação de perfil nas redes sociais. 

Assim, sua clínica passa a ter destaque no momento em que o paciente pesquisar sobre as opções de atendimento.

Isso porque, apesar de a indicação de amigos e familiares ainda ter um peso grande, cada vez mais as pessoas utilizam o Google em busca de serviços médicos. 

Porém, não basta o paciente chegar até você no ambiente online, é preciso que ele enxergue algo mais: na hipótese de decidir agendar um horário na sua clínica, ele terá uma boa experiência caso você conte, por exemplo, com o agendamento online em seu site.

Desse modo, ele não precisará esperar o horário comercial ou desocupar a linha telefônica para falar com a secretária, o que traz praticidade para o dia a dia. 

Além do agendamento online, é possível implementar o lembrete automático de consultas via SMS, o que também facilita a rotina do paciente.

Definição das estratégias certas

Ao compreender quais são as etapas pelas quais o paciente percorre, é possível implementar as estratégias certas na sua clínica. 

Alguns pontos que podem merecer atenção são:

  • decoração do seu consultório;
  • conforto na sala de espera;
  • atendimento via plano de saúde;
  • compra de equipamento médico;
  • oferecimento de diferentes meios de atendimento para que o paciente possa tirar dúvidas no pós-consulta.

Todavia, entre as ações, a tecnologia é um ponto essencial na jornada do paciente. 

E é aí que entra a importância de ter um software de gestão para clínicas médicas completo, como o da SimDoctor. 

O nosso sistema não exige um alto investimento nem uma grande infraestrutura, e traz diferentes módulos, incluindo o agendamento online e lembretes de consultas, para agilizar a gestão e seu atendimento.

Entre as funcionalidades, está o prontuário eletrônico do paciente, que reúne todas as informações para que sua consulta seja humanizada e completa. 

Outra função é a possibilidade da emissão e envio digital daprescrição médica.

Segurança dos dados

Tudo isso garantindo a total segurança dos dados dos pacientes, pois você elimina o uso de papel, evitando possíveis perdas. 

Isso porque as informações são digitais e criptografadas: desse modo, somente profissionais autorizados com login e senha acessam o prontuário eletrônico.

Pós-atendimento diferenciado

O sistema da SimDoctor também é eficiente no pós-atendimento, pois faz a emissão e envio automático da nota fiscal de serviço para o paciente e ainda permite o pagamento online

E tem mais: você ainda conta com a ferramenta para fazer e-mail marketing, estreitando ainda mais o relacionamento com o público.

Fidelização do público

Como você pode perceber, ao se preocupar em oferecer uma boa jornada ao seu paciente, você passa a contar com as melhores tecnologias, que vão otimizar a gestão da sua clínica e todo o atendimento.

O resultado é agilidade em todos os processos do seu consultório, o que faz sobrar mais tempo para oferecer um atendimento humanizado, que enxergue o paciente e não apenas sua doença ou problema de saúde. 

Dessa maneira, seu paciente se sente acolhido e sabe que a clínica implementa inovações voltadas para o seu conforto e bem-estar. 

Em outras palavras, você aumenta a satisfação do público, o que melhora sua credibilidade e fortalece a marca da sua clínica.

Então, ao precisar novamente do serviço médico ou para a realização do check-up, as chances de a pessoa retornar para o seu consultório são altas.

Assim, além de fidelizar o paciente, você conta com alguém que vai promover os seus serviços, indicando para pessoas próximas ou fazendo avaliações positivas da sua clínica online.

Identificação de pontos fortes e fracos

Ter o foco na jornada do seu paciente permite avaliar quais são os pontos fortes e fracos da sua clínica, a fim de aprimorar ou corrigir o que for necessário.

Talvez nesse aspecto surja a dúvida de como avaliar, ao certo, como são essas etapas. 

Isso porque você e sua equipe podem não perceber todas as necessidades do seu público. 

Então, o que fazer para mapear esses fatores?

Um método que pode auxiliar é justamente aplicar pesquisas de satisfação com o paciente. Isso mesmo! 

Pode parecer, em um primeiro momento, estranho pensar nesse tipo de pesquisa para a área de saúde. 

No entanto, é cada vez mais comum utilizar essa estratégia para se destacar no mercado. 

Você pode enviar perguntas sucintas por e-mail ou SMS ou fornecer um formulário de papel para as pessoas ficarem à vontade para escolher a forma que preferem. 

A partir da análise das respostas, é possível adotar melhorias no seu negócio, já que você obtém a opinião de quem frequenta seu consultório.

Para ter sucesso ao empreender com sua clínica médica ou consultório, é imprescindível entender como é a jornada do paciente. 

Ao compreender todas as etapas que ele percorre, você percebe a importância de adotar softwares de gestão para otimizar o fluxo de trabalho e trazer ainda mais qualidade para o atendimento.

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