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Marketing local para clínicas: qual a sua importância no mercado!

Assim como em outras áreas, a saúde também requer captação de clientes

O trabalho de marketing local para clínicas é uma boa opção para alcançar esse objetivo, mas esse não é o único benefício desse investimento. 

Além do potencial de atração, sua empresa pode ganhar credibilidade e mais alcance.

Mas o que significa marketing local? 

Nessa estratégia, as ações são voltadas para um público que reside geograficamente perto da empresa. 

Com essa proximidade, é possível encontrar novos clientes, aumentar o atendimento e melhorar os resultados do negócio.

Neste artigo, falaremos sobre a importância do marketing local, além de dar dicas para aplicar essa estratégia da melhor forma e citar alguns benefícios que ele pode trazer para a sua clínica ou consultório. 

Acompanhe a leitura!

Qual a importância do marketing local para clínica?

Uma estratégia de marketing local eficiente contribui para o crescimento da clínica. 

Isso acontece porque é uma forma de aproveitar as pessoas que passam pelo estabelecimento com alguma frequência. 

Moradores, pessoas que trabalham ou circulam na mesma região são potenciais clientes e podem ser impactados com algumas ações de marketing.

Ao promover ações para atingir esse público, você começa a tornar a sua clínica conhecida no mercado e gera credibilidade para as pessoas próximas. 

Quando se fala de saúde, a confiança nos profissionais é um fator decisivo para a escolha. 

Por isso, demonstrar que você é uma autoridade no assunto traz bons resultados.

Além disso, as pessoas procuram comodidade e eficiência. 

Sendo assim, ao encontrar uma boa clínica de fácil acesso, tendem a se tornar clientes fiéis. 

O público que está mais perto da sua clínica é, também, mais fácil de ser fidelizado, pois a rotina não é tão alterada ao passar por uma consulta em um local próximo.

Como aplicar o marketing local?

Assim como todas as ações de uma empresa, é preciso planejamento para conseguir os melhores resultados com o marketing

Na sequência, daremos algumas dicas para tirar o maior proveito dessa estratégia. Confira!

Defina os seus objetivos

O seu investimento em marketing pode trazer os mais variados resultados. 

Portanto, é importante definir os objetivos. 

Ao definir quais serão os principais, você pode direcionar os esforços para esse rumo.

Estas são algumas das opções:

  • conquistar pacientes;
  • fidelizaros pacientes atuais;
  • educar a população sobre tratamentos e doenças;
  • divulgar alguma novidade da clínica.

Qualquer opção escolhida deve ser a base para definir qual será a sua estratégia e guiar as práticas de marketing da empresa. 

Sobre isso falaremos no próximo tópico.

Decida como vai atrair o público

Depois de definidos os objetivos, é preciso escolher como pretende alcançá-los. 

Lembre-se de que a estratégia precisa ser coerente com o objetivo.

Existem muitas opções de atuação na área do marketing. 

Vamos ver algumas que se encaixam na busca por clientes em um determinado território.

Redes sociais

Um bom canal para distribuir o conteúdo e interagir com o público. 

Um perfil com boas avaliações e comentários pode ser uma boa forma de trazer credibilidade para a clínica.

Eventos

Estar presente em eventos da área de saúde também é uma boa maneira de atrair novos clientes, além de contribuir para o estabelecimento de autoridade sobre o assunto.

Site

Ter um site próprio é uma forma de ter contato direto com os futuros pacientes, sem distrações e sem a competição de concorrentes. 

Para tal, ele precisa ser funcional, trazer as informações relevantes e estar habilitado para o mobile.

Identidade visual

Campanhas de geomarketing

Além do site e das redes sociais, você também pode investir em campanhas no Google Adwords ou, até mesmo, SMS, desde que elas sejam direcionadas para um território específico, o que chamamos de geomarketing.

Escolha indicadores de desempenho para acompanhar

Agora que você já conhece os objetivos e as estratégias que utilizará, é hora de escolher os indicadores de desempenho. 

Eles são imprescindíveis para saber se o plano está funcionando e para ajudar a corrigir erros.

A partir dos dados coletados, é possível detectar os pontos do planejamento que precisam ser corrigidos para alcançar os resultados esperados. 

Do mesmo modo, é fácil perceber o que está dando certo, podendo investir ainda mais nessa área.

Quais os benefícios dessa estratégia?

Agora que já vimos a importância do marketing local e como aplicá-lo na sua empresa, vamos mostrar alguns dos benefícios de investir nessa estratégia!

Conquistar mais pacientes

Ao aumentar o alcance da clínica, é certo que você elevará também o número de pacientes. 

Isso pode acontecer de modo direto, com alguém que teve contato com alguma das estratégias de marketing utilizadas, ou de forma indireta, com a indicação de pessoas que não precisam do seu serviço, mas o indicam para outros.

Fidelização de quem já se consulta com você

É claro que o bom atendimento e a qualidade dos serviços ainda são os principais fatores de fidelização. 

Porém, o marketing é uma boa maneira de manter o seu paciente informado sobre os tratamentos e as novidades da clínica.

Aumentar a credibilidade

Com esse tipo de estratégia, é possível atingir quem mora, trabalha ou circula na região da sua clínica. 

Desse modo, aos poucos, você pode criar uma reputação nessa localidade.

As pessoas consideram a opinião de familiares e amigos antes de procurar um profissional de saúde. 

Portanto, uma estratégia eficiente com esse público trará credibilidade para a clínica e, consequentemente, aumentará a força dela no mercado.

Neste artigo, você compreendeu um pouco mais a importância do marketing local para clínica e como aplicá-lo no seu negócio. 

Os benefícios de uma estratégia bem-feita podem ser notados de maneira rápida e vão colocar sua empresa em destaque no mercado. 

Por isso, não hesite em investir nessa área e garantir os melhores resultados para o seu consultório.

Você gostou de aprender mais sobre marketing local? Então comente neste post alguma experiência que você teve na área ou dúvida sobre o assunto para que possamos ajudar!

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