SimDoctor

Médicos: como evitar ações judiciais?

As ações judiciais contra médicos impactam diretamente na vida do profissional, trazendo transtornos e dor de cabeça por, até, muitos meses, a depender da alegação do paciente na justiça. 

Portanto, a melhor forma de lidar contra esse tipo de situação é evitando as ações judiciais.

Mas antes de saber como evitar as ações judiciais, é importante entender os processos mais recorrentes contra os médicos. 

Normalmente, as causas podem estar voltadas para os erros médicos.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, o erro médico “consiste no ato que envolve negligência, imprudência ou imperícia, e que gera dano moral ou físico ao paciente”.

Ano após ano, o número de processos da área da saúde, envolvendo ou não erro médico, aumenta cada vez mais. Só em 2019, foram registrados mais de 450 mil  processos legais relacionados à saúde.

Os números são preocupantes e, por isso, nós, da SimDoctor, desenvolvemos um artigo com uma dica valiosa para evitar ações judiciais. Continue e confira!

Quais os principais tipos de ações judiciais contra médicos?

Abaixo, confira quais são as principais ações judiciais contra médicos no Brasil!

  • Negligência: É um ato omissivo, já que consiste na falta de prevenção ou até mesmo cuidado no atendimento ao paciente.
  • Imprudência: caracterizada  por uma ação do médico cujas atitudes não sejam justificadas, sejam precipitadas ou até mesmo que o profissional tenha conhecimento do risco – e ignora a medicina.
  • Imperícia: falta de embasamento técnico e/ou científico em ações relacionadas ao cuidado ao paciente.
  • Relação médico-paciente: oferecer cuidado de qualidade ao paciente, respeitando o seu direito de consentimento sobre as práticas médicas é o direito do paciente. Ações que desrespeitam esse direito são vetadas do código de ética médica.
  • Relação entre médicos: Na relação entre médico são vedadas várias práticas, como servir-se de sua posição hierárquica para impedir que médico utilize as instalações e demais recursos da instituição sob sua direção. Conheça todas as implicaçõesclicando aqui
  • Publicidade médica: o CFM veta formas de publicidade que tenham uma conduta sensacionalista e/ou mentirosa, além de proibir a participação em publicidades de empresas.

Agora que você já sabe os principais processos contra médicos, fica um pouco mais fácil de evitá-los, seguindo normas éticas e morais, além de oferecer excelência no atendimento ao paciente.

Como médicos podem evitar ações judiciais?

Uma das formas mais eficientes de evitar possíveis ações judiciais contra médicos é manter o prontuário eletrônico sempre atualizado.

Isso diz respeito às mais variadas formas de atendimento, registrando queixas, causas, diagnósticos, fatores de risco e muitos outros. 

Mas, além disso, é possível registrar exames realizados pelo paciente e até mesmo possíveis recusas que ele tenha feito em relação ao atendimento, diagnóstico e tratamento.

O prontuário eletrônico é tão importante porque, depois do registro, ele se mantém inalterável. 

Portanto, em qualquer ação judicial, é possível consultar o documento para entender as queixas do processo e se elas são condizentes com o que o paciente está, de fato, alegando.

Esses registros são fundamentais para que a ética e a moral prevaleçam nas ações judiciais. 

Então, se houve algum tipo de erro por parte do médico, os registros do prontuário eletrônico podem dizer com maior clareza. A falta de registros também é uma forma de avaliação nesses casos.

O uso desse documento ainda é importante não apenas para consulta em todos os atendimentos, mas porque outras formas de registro podem ser vedadas pelo código de ética, como as maneiras mais informais e publicitárias, como as selfies, por exemplo. 

Um dos principais benefícios dos prontuários eletrônicos, além de registrar absolutamente tudo, é que eles eliminam a necessidade do uso de papéis, o que normalmente exige muito mais organização. 

Apenas com login e senha, o médico pode acessar as informações.

Como ter um prontuário eletrônico?

A melhor maneira de ter um prontuário eletrônico na rotina é com ajuda de softwares médicos de gestão, que oferecem essa funcionalidade para facilitar o dia a dia de clínicas e consultórios médicos.

Essa funcionalidade dentro do software da SimDoctor, por exemplo, é, com certeza, um dos principais destaques, já que a ferramenta é perfeitamente projetada para gerenciar e coordenar as informações dos pacientes e o ambiente de fluxo de trabalho da prática médica.

Com o prontuário eletrônico, é possível inserir rapidamente as informações sobre novos pacientes, criando um registro digital que é atualizado a cada nova consulta.

Os registros indicam detalhes, incluindo histórico familiar, motivo da queixa inicial, diagnóstico e tratamento, prescrição de medicamentos, exames laboratoriais e outros detalhes vitais necessários para fornecer assistência aos pacientes. – e trazer respaldo jurídico.

Diferenciais do prontuário eletrônico da SimDoctor

Confira os principais diferenciais do prontuário eletrônico do software da SimDoctor!

Prontuário personalizável: personalize o prontuário conforme necessário para o médico. Inclusão de todos os procedimentos, especialidades e demais categorias.

Emissão de documentos e atestados: tudo dentro do software de gestão SimDoctor, de uma maneira prática, ágil e online.

Acesso rápido ao CID 10: para verificar os códigos das doenças e a lista de medicamentos indicados para cada diagnóstico no prontuário eletrônico é só consultar o software, sem precisar buscar informações em outro local.

Comparação de imagens: acompanhamento da evolução dos tratamentos ao comparar e compartilhar imagens com os pacientes.

Compartilhamento de prontuário: pacientes e médicos podem compartilhar o prontuário com outros profissionais de saúde – se necessário e com o consentimento do paciente, conforme anova LGPD.

Assinatura Digital e Certificado Digital: Para ter a Assinatura Digital, imprescindível para atendimento por teleconsulta, é preciso o Certificado Digital. No software da SimDoctor é possível assinar digitalmente todos os documentos de forma segura e com validade jurídica.

Prescrições eletrônicas: versões pré-formatadas de prescrições, em que a inserção de dados dos medicamentos, posologia, observações ao paciente e demais informações é feita com muito mais rapidez.

E muito mais!

No prontuário eletrônico da SimDoctor estão incluídos:

  • Resultados de todos os exames laboratoriais, raios-X, outros estudos diagnósticos e tratamentos médicos recebidos pelo paciente enquanto estava hospitalizado ou em tratamento como paciente externo;
  • Relatórios médicos de exames, cirurgias, tratamentos e medicamentos usados prescritos;
  • Observações de enfermeiros e outros membros da equipe de saúde.

Com o prontuário eletrônico do software da SimDoctor, os médicos registram absolutamente tudo que for necessário em relação ao atendimento e saúde do paciente, a fim de garantir um acompanhamento médico qualificado – e também evita ações judiciais.

Não perca mais tempo e solicite um teste grátis do software da SimDoctorclicando aquiouentre em contato!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Comentários

Você também pode gostar: