O papel do Simdoctor para uma gestão eficiente 19 de...
Ler post completoA blockchain trabalha como uma das melhores formas de guardar dados sensíveis no setor da saúde.
Por proteger um grande número de informações sigilosas, os profissionais da área podem trabalhar com tecnologias que demandem o registro de de diversos dados do paciente.
A tecnologia possibilita o compartilhamento das informações entre profissionais da saúde e pacientes com rapidez e segurança, intensificando e fortalecendo a relação entre os dois lados.
Isso aumenta a confiança no sistema, bem como a oferta de dados pessoais e de saúde.
Com a ajuda da blockchain, é possível criar um histórico completo e preciso de informações do paciente, além de antecipar alguns tipos de tratamento.
Abaixo, confira algumas das principais vantagens da blockchain no setor da saúde:
Outro benefício encontrado no seu uso é a descentralização de informações, ou seja: o paciente não depende de nenhuma instituição específica para ter acesso aos seus próprios dados.
Além disso, a tecnologia blockchain também é usada para monitorar o abastecimento de dispositivos médicos!
A Boston Scientific Colombia, Clínica Las Américas Auna de Medellín e as empresas de tecnologia Cornerstone e RoadLaunch se uniram para oferecer essa solução inovadora e sem precedentes!
Com a ajuda da tecnologia IBM Blockchain, baseada no Hyperledger Fabric, para o monitoramento, controle e fornecimento de dispositivos médicos como marca-passos, cateteres e outros, a Clínica Las Américas Auna de Medellín, na Colômbia, aprimorou o atendimento aos seus pacientes.
Lembrando que o país sofre com cerca de 9 milhões de hospitalizações anualmente.
O Dr. Juan Gabriel Cendales, gerente da Clínica Las Américas Auna, ainda pontua: “graças à implementação desta solução de tecnologia blockchain, conseguimos reduzir as entregas de suprimentos para apenas 24 horas, o tempo de cobrança em 90% e os erros de pedidos de compra em 60%, impactando positivamente o fornecimento de suprimentos como cateteres e marca-passos para emergências vitais e, o mais importante, fornecer atendimento de melhor qualidade aos nossos pacientes”.
Leia mais sobre o assuntoclicando aqui!
Na prática, a blockchain foi criada como forma de validar as transações financeiras de bitcoins sem a necessidade de um banco como intermediário, mas sua utilidade é tão grande que hoje é usada em diversos setores com diversas finalidades.
No ramo da saúde, permite o compartilhamento das informações do paciente de forma segura e com seu consentimento.
Além de tudo o que já foi mencionado, conheça abaixo 4 formas de usar a blockchain no setor da saúde de forma prática e eficiente!
Usar a blockchain como forma de integrar os dados da jornada do paciente é uma escolha muito inteligente.
Isso permite oferecer soluções personalizadas para cada um, suprindo suas necessidades completamente.
Além de otimizar o atendimento, também proporciona redução de custos tanto para as empresas quanto para o próprio paciente/cliente.
Os contratos inteligentes e centralizados permitem unificar todas as informações e exames do paciente em um só lugar (a rede), algo que também facilita a busca, já que tudo estará dentro de um único arquivo.
Tudo isso de maneira segura e muito rápida, o que contribui diretamente para otimizar a rotina e aumentar a produtividade.
O setor da saúde também pode usar a blockchain como forma de rastrear suprimentos farmacêuticos, aumentando a segurança tanto na logística quanto no armazenamento desses produtos, algo essencial a ser cumprido.
Essa possibilidade pode contribuir na redução de fornecimento de medicamentos falsos, um problema que gera grandes preocupações no país.
A blockchain é uma excelente maneira de migrar os dados do paciente com segurança e alta qualidade.
Isso permite a identificação correta, além de evitar possíveis constrangimentos na hora de preencher formulários, por exemplo.
Com a ajuda da blockchain, o paciente pode permitir o acesso a determinados dados importantes sem se expor de forma desnecessária.
Na prática, a blockchain permite exatamente isso: a integridade dos dados e informações do paciente.
Isso porque, a partir do momento em que o bloco é inserido na cadeia, ele não pode ser modificado.
Portanto, caso seja necessário alterar ou acrescentar uma nova informação, um novo bloco será criado, o que ajuda a criar um histórico de informações.
Essa tecnologia ajuda a evitar as fraudes, uma vez que permite auditar uma cadeia completa de informações que não são capazes de serem alteradas sem deixar nenhum tipo de rastro.
A alternativa se torna uma ótima aliada tanto dos pacientes, que garantem que seus dados sejam trabalhados de forma segura, sigilosa e sem fraudes, como também da própria empresa, contribuindo para modernizar o setor e inserir uma tecnologia que só contribui com a rotina.
A SimDoctor tem um software médico completo e muito intuitivo para ajudar os gestores nas diversas atividades diárias de clínicas e consultórios.
Por entender a importância de um sistema como esse, nós usamos a tecnologia blockchain a favor do nosso negócio, garantindo a segurança de todos os dados armazenados e compartilhados diariamente na plataforma.
Além disso, nosso sistema conta com uma série de diferenciais, como:
São diversas vantagens em contar com um software médico, inclusive a otimização das tarefas e aumento da produtividade.
Solicite um teste grátisda plataforma da SimDoctor agora mesmo!
O papel do Simdoctor para uma gestão eficiente 19 de...
Ler post completoPara gerir seu negócio com eficiência, profissionais da Medicina, além...
Ler post completoA relação entre saúde e doença vem sido estudada há...
Ler post completoProblemas de comunicação são recorrentes em várias áreas do mercado...
Ler post completo