A importância de um atendimento caloroso, acolhedor e empático para...
Ler post completoA internet é hoje a principal maneira divulgar marcas, produtos e serviços.
Afinal, é difícil encontrar uma empresa que ainda não tenha um perfil no Facebook ou no Instagram.
Isso porque é preciso alcançar as pessoas onde elas estão.
Não é diferente na área da saúde, em que as redes sociais para consultório se tornaram fundamentais para atrair novos pacientes.
Ter presença digital é uma forma de interagir diretamente com o seu público, de forma rápida, prática e relativamente barata.
É preciso, no entanto, ter criatividade e bom senso para produzir e publicar conteúdos de qualidade e que sejam relevantes para os usuários dos seus serviços.
No entanto, se pode fazer isso de qualquer maneira, visto que existem algumas limitações legais relativas à propaganda na área da saúde.
Assim, neste post mostramos como utilizar as redes sociais para consultório de forma adequada, mas eficiente. Acompanhe!
Por suas características, cada rede social costuma atrair um tipo de público e, por isso, tem uma linguagem própria.
Ou seja, enquanto o Facebook é mais abrangente, por exemplo, o LinkedIn é voltado para os negócios e mais usado por profissionais para se relacionar entre si e com as empresas.
Desta forma, antes de começar a divulgar o seu consultório nas redes sociais, é importante entender o perfil de cada uma.
Em vez de sair replicando conteúdo em todas elas, é melhor focar nas mais relevantes para o seu público-alvo.
Mas de nada adianta tentar falar com o seu público se as suas publicações não são do interesse dele.
Ora, uma pessoa que segue um consultório, deve estar interessada em saber sobre doenças, tratamentos, receber dicas de saúde e bem-estar.
Ela provavelmente não quer assistir a vídeos de gatinhos ou ver fotos das férias da sua família.
Da mesma forma, é necessário usar a linguagem adequada, que seja acessível à sua persona.
É bom lembrar que o público da internet, no geral, é leigo e, geralmente, não entende jargões e termos técnicos.
Nas redes sociais e na internet de modo geral, existem inúmeras páginas de profissionais da saúde de todos os lugares.
Por isso, é importante adotar uma identidade visual marcante, que destaque a marca do consultório diante dos demais.
Ela pode — e deve — ser a mesma usada em seu site e nos materiais impressos, como banners, folhetos e cartões de visitas.
Com isso, sempre que as pessoas visualizarem um post da sua página, ainda que tenha sido compartilhado por alguém, elas podem relacioná-lo ao consultório.
Ou seja, é uma forma de reforçar a sua marca e ganhar autoridade no assunto.
Se você criar uma página, é preciso publicar com alguma frequência.
De fato, com a rotina apertada, pode ser difícil cuidar das redes sociais para consultório sozinho.
No entanto, é preciso fazer atualizações, pois os seus seguidores esperam receber conteúdo.
Portanto, é bom publicar periodicamente, evitando postar demais em um mesmo dia e nada na semana seguinte.
O ideal é criar um planejamento, com uma quantidade regular de postagens por semana, que podem ser programadas para dias e horários específicos.
Outra questão importante é saber interagir com os usuários nas redes sociais so seu consultório.
Afinal, da mesma forma que você deseja o engajamento com a sua página, com curtidas, comentários e compartilhamentos, o seu público também espera alguma interação vinda de você.
Assim, responda as dúvidas, curta os comentários, converse com as pessoas, inclusive pelo chat.
Com isso, os clientes se sentem mais valorizados e passam a ter umarelação mais próxima com a marca.
Interagir não significa apenas responder às reações positivas.
Depois de algum tempo, pode ser que alguém faça uma reclamação, tenha uma dúvida ou mesmo dê uma sugestão para a página e para os serviços do consultório.
Portanto, dê um retorno a todas as solicitações dos usuários e peça, até mesmo, que eles deem um feedback.
Ainda que algumas interações possam ser inconvenientes, de modo geral, elas só contribuem para a melhoria do seu trabalho.
Um erro recorrente nas redes sociais para consultório é não monitorar os resultados das páginas.
Informações como a quantidade de visitas e compartilhamentos, entre outras, podem demonstrar se suas ações estão sendo efetivas e de que maneira podem ser melhoradas.
Basta visualizar os relatórios fornecidos pelos próprios sites ou então, utilizar ferramentas próprias para a avaliação de algumas métricas.
Elas podem ser úteis para a realização de algumas mudanças.
Por exemplo, se as postagens são feitas apenas durante o dia e o engajamento não está sendo como o esperado, pode ser que o seu público-alvo seja mais ativo à noite, fazendo necessária então, uma alteração na programação das postagens.
Por fim, é preciso destacar a importância de se respeitar a legislação relativa à propaganda na área de saúde e os princípios éticos da sua profissão.
É sempre bom lembrar que o desconhecimento não pode ser usado como defesa.
Antes de começar a publicar, é bom consultar as normas, que podem ser transformadas em um guia, com algumas dicas de como as mensagens devem ser feitas.
Vale destacar, por exemplo, que não é permitido fazer orçamentos e divulgar preços na internet.
Também não se pode indicar tratamentos sem que seja feita uma consulta pessoalmente antes.
Caso alguém solicite algo que fuja do contexto na legislação, peça com cordialidade para que entre em contato e marque uma consulta.
Se houver insistência, explique a proibição desse tipo de prática.
Uma das grandes vantagens da internet é poder se comunicar diretamente com os pacientes, inclusive, em situações como essa.
O fato é que as redes sociais para consultório são uma ótima maneira de aumentar a sua presença digital, tornar-se uma autoridade na área em que atua e, claro, atrair mais pacientes.
Portanto, saiba identificar e explorar todo o potencial que as mídias sociais oferecem!
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