Ao entrar nas redes sociais o que os médicos e...
Ler post completoQuando uma pessoa procura um serviço de saúde, geralmente, ela se encontra em estado frágil e em um momento sensível.
Por isso mesmo, é muito importante que a relação médico paciente seja estabelecida com o objetivo de oferecer mais confiança no trabalho do profissional e possibilitar a atenuação do sofrimento humano.
De fato, não são poucas as reclamações das pessoas em relação a alguns médicos.
A maioria dos questionamentos vão desde a impessoalidade no atendimento, a atrasos de horários para a consulta marcada.
Além de prejudicar a reputação do profissional, essas queixas podem afastar pacientes e oportunidades de trabalho.
Neste post, separamos algumas dicas de como estabelecer uma relação médico paciente bem-sucedida.
Continue a leitura e descubra como atender e fidelizar mais pacientes!
É importante destacar que a pontualidade é essencial na vida de qualquer profissional.
Afinal, ninguém gosta de ficar esperando.
Além de desagradável, os atrasos podem ocasionar a perda de pacientes.
Todo mundo sabe que imprevistos podem acontecer. No entanto, o atraso deve ser exceção, não uma regra.
Tente se programar para chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência no consultório.
Para ajudar, mantenha a sua agenda sempre organizada, com pequenos intervalos entre um compromisso e outro.
Caso use um sistema de agendamento eletrônico, ele mesmo pode enviar lembretes antes de cada compromisso.
A relação médico paciente não pode ser unilateral, em que o profissional toma conta de toda a consulta.
O ideal é que haja uma conversa de verdade, com uma boa troca de informações entre as duas partes.
Por isso, sempre escute com muita atenção todas as reclamações dos pacientes.
Espere que a pessoa diga a você o que está sentindo, fazendo perguntas para ajudá-la a descrever o problema.
Lembre-se que não basta ouvir as palavras, é necessário buscar compreendê-las.
No momento de escuta do paciente, a empatia pode ser importante, já que é preciso exercitar a capacidade de se colocar no lugar das pessoas.
Entender o contexto de vida, e as questões físicas e emocionais é uma das formas de não julgar os pacientes ou menosprezar o que eles sentem.
Quando for a sua hora de falar, procure usar uma linguagem simples e didática.
É bom lembrar que o paciente não tem o mesmo entendimento que você sobre doenças e formas de tratamento.
Se você não explicar tudo de uma forma que a pessoa compreenda, pode ser que ela nem mesmo siga suas recomendações.
O fato é que quanto mais claro e objetivo você for, mais o seu paciente vai entender e aderir a sua abordagem.
Isso também vale para a receita médica.
A tradicional letra de médico incompreensível pode prejudicar a adesão do paciente.
Portanto, procure escrever o mais legível possível ou use um sistema digitalizado para a prescrição.
Outro ponto fundamental na relação médico paciente é não ser arrogante.
As pessoas não devem ser tratadas como ignorantes, sem conhecimento nenhum ou como se precisassem ser protegidas de uma verdade mais dolorosa.
Com a facilidade de acesso à informação, isso pode ser até bem difícil hoje em dia.
Qualquer um pode procurar os sintomas na internet e buscar o médico já acreditando que tenha alguma doença.
Para saber a maneira adequada de conversar com o paciente, basta ouvi-lo antes e perceber o quanto ele entende do próprio problema.
O melhor é sempre buscar falar a verdade, de maneira simples e clara, de modo que o paciente possa entender.
Ser claro e objetivo não significa ser frio.
Dependendo do estado emocional do paciente, é muito importante lidar com ele de forma cautelosa, sabendo o que pode ser dito e quais palavras usar.
Em casos mais graves, é preciso ter cuidado para não dar diagnósticos alarmistas e sem confirmação.
Por isso, é bom pedir todos os exames necessários para confirmar uma doença antes de antecipar um prognóstico que possa ser doloroso.
Se for necessário, espere um momento em que o paciente esteja mais calmo para dar uma notícia ruim.
Depois, tente falar com firmeza, de modo a transmitir tranquilidade e segurança para ele e os familiares.
A família pode ser uma grande aliada na relação médico paciente, pois os familiares podem ajudar a acalmar uma pessoa, além de acolhê-la de uma maneira mais pessoal.
Apenas tenha o cuidado de lidar com a família com a mesma clareza, objetividade e segurança mencionadas acima.
Em casos mais complexos e difíceis, lembre-se que a relação médico-paciente também deve se estender a família, já que ela pode ser o principal apoio do paciente nesse período.
Desta forma, se for necessário, tente conversar primeiro com os familiares e tire todas as dúvidas deles.
Só depois fale com o paciente, de modo que a família já esteja preparada para oferecer um suporte emocional nesse momento.
O atendimento humanizado está se tornando cada vez mais comum em hospitais e clínicas pelo mundo.
A humanização tem se mostrado uma forma capaz de melhorar a relação médico paciente e de tornar os tratamentos mais eficientes.
Ouvir com atenção, falar com clareza e respeitar os doentes e seus familiares pode ser uma forma de proporcionar mais saúde às pessoas, nessa forma de atendimento.
Outro ponto a favor do atendimento humanizado é o uso da tecnologia.
Ao adotar algumas ferramentas, como um software de gestão, sistemas inteligentes e equipamentos modernos, você contribui para aumentar a eficiência no atendimento e a comunicação com seus pacientes.
Portanto, é possível perceber que a relação médico paciente funciona melhor quando se busca algo além de um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.
Ela deve se basear na busca constante pela excelência técnica aliada à construção de um bom relacionamento com as pessoas.
Para isso, desde questões simples, como a pontualidade, até as mais complexas, como um atendimento humanizado podem ajudar a fortalecer esse vínculo.
Gostou de saber como criar uma boa relação médico paciente?
Então, compartilhe o post nas redes sociais!
Ao entrar nas redes sociais o que os médicos e...
Ler post completoSem dúvida, ter um consultório ou clínica médica demanda muito...
Ler post completoQuem da área da saúde nunca ouviu falar de telemedicina?...
Ler post completoA escolha de fornecedores médicos não é uma tarefa fácil....
Ler post completo