Software de Gestão Médica: Critérios de avaliação 21 de dezembro...
Ler post completoO uso da tecnologia na área da saúde é cada vez mais abrangente e vai além dos equipamentos de última geração para exames e tratamentos.
A modernização chegou para a área de gestão.
O destaque são os softwares para consultório psicológico, que oferecem uma série de funcionalidades para agilizar a rotina do profissional.
O interessante é que tanto os pacientes quanto os psicólogos são beneficiados pela implementação desses sistemas.
Isso porque são recursos que contribuem para o aperfeiçoamento na gestão e no atendimento, principalmente pelo fato de incluir, entre diversas funcionalidades, o prontuário psicológico eletrônico e agendamento online.
Neste post abordaremos quais são as vantagens proporcionadas por um software para psicologia, especialmente no atendimento virtual, além de elucidarmos alguns pontos a serem considerados no momento da escolha desse suporte tecnológico.
Continue a leitura!
Para crescer no mercado, os psicólogos precisam, além de oferecer um atendimento de qualidade, realizar uma gestão eficiente do consultório.
Lidar com os aspectos financeiros, dados dos pacientes e organização da agenda são fatores importantes para evitar prejuízos ou reclamações do público.
E nesse ponto entra a necessidade de contar com um software para o consultório psicológico, já que esses programas têm ferramentas capazes de otimizar o tempo e elevar o desempenho nos serviços oferecidos.
Portanto, as funcionalidades são vinculadas a diferentes aspectos, como prontuários eletrônicos, agendamentos, controle financeiro, entre outros.
Listamos a seguir alguns deles.
Confira!
O primeiro ponto abordado é organizar e agilizar os agendamentos do seu consultório.
O uso de um software possibilita que as terapias sejam marcadas online.
Dessa maneira, você oferece praticidade para os pacientes, que podem escolher a data das sessões de maneira rápida.
Além disso, oferecer esse recurso permite que o público possa fazer o agendamento de qualquer dispositivo, em qualquer dia ou horário.
Ou seja, não fica restrito ao horário comercial.
Para o psicólogo, a ferramenta significa redução de custos, pois não é preciso ter um atendente para essa função, além de o sistema facilitar a mobilidade de horários em casos de remarcações.
Outra vantagem é que a agenda online pode servir como um canal de comunicação mais prático, permitindo ainda o envio de lembrete aos pacientes referente ao horário e data da sessão marcada.
Assim, você evita faltas e não compromete o faturamento do seu consultório.
Por fim, você pode ainda sincronizar a agenda do consultório com sua agenda digital, como o Google Calendar, o que vai trazer mais organização para sua rotina.
Uma funcionalidade que vai aprimorar seu atendimento é o prontuário psicológico eletrônico.
O software traz esse módulo, permitindo que você tenha os dados, histórico clínico e principais apontamentos das terapias em formato digital: você pode ter acesso fácil a essas informações, o que vai contribuir para que o atendimento tenha mais qualidade.
Além de substituir as folhas de papel e a necessidade de um local de arquivo, a ferramenta do prontuário eletrônico armazena os dados do paciente de maneira mais segura.
Assim, é uma das grandes vantagens perceptíveis doprontuário eletrônico.
A funcionalidade otimiza ainda o acesso às informações do paciente, evitando que seja gasto muito tempo na busca por esses dados.
Outro ponto é que o sistema pode integrar os relatórios de outros profissionais de saúde envolvidos no caso.
Uma questão importante do software para consultório psicológico é a forma como você salva os dados.
Isso porque a tecnologia utiliza o sistema em nuvem, garantindo a segurança dos arquivos e disponibilizando as informações fora do ambiente de trabalho.
Dessa forma, o acesso a elas torna-se muito simples, pois pode ser realizado por meio de qualquer dispositivo compatível e autorizado.
Assim, independentemente de onde você estiver, pode acessar os dados armazenados, basta utilizar login e senha.
Se tem um assunto que pode causar dor de cabeça para os profissionais de saúde é agestão financeira do consultório.
Contudo, com o software você terá tranquilidade, pois as ferramentas permitem o controle do fluxo de caixa, incluindo todos os valores de entrada e saída do local.
Mais importante que isso é a possibilidade de discriminar as despesas do seu negócio.
Com isso, ao analisar o destino das receitas, você fica ciente do que pode ser remanejado e mais bem empregado para outras necessidades.
Por fim, o software pode gerar relatórios acerca da situação econômica do consultório, a fim de documentar as informações e permitir um acompanhamento ao longo prazo da realidade financeira local.
Desse modo, você tem subsídios para realizar planejamentos, como corte de despesas ou investimentos para que seu consultório possa ter sucesso.
Diante de todos os benefícios abordados até agora, é possível afirmar com segurança que os softwares para consultório psicológico são muito eficientes, pois contribuem para a excelência do serviço prestado.
A confiabilidade assegurada por um sistema de gestão minimiza os erros humanos vinculados com manipulação de dados e informações do dia a dia.
Além disso, proporciona menor gasto de tempo com determinadas funções: assim, os colaboradores se dedicam a outras tarefas, aumentando a produtividade.
É preciso acrescentar ainda a vantagem que o software proporciona para o seu trabalho, que é a possibilidade de atender de forma remota.
Além disso, pode trazer mais ganhos para o consultório, pois permite atender mais pacientes, independentemente de onde eles residam.
Só é preciso que a pessoa tenha um notebook, tablet ou smartphone e acesso à Internet para realizar a terapia a distância.
No entanto, para oferecer um serviço de qualidade na teleconsulta, é necessário contar com um software para facilitar o agendamento, permitir o envio de laudos online e ainda oferecer o pagamento online para seus pacientes.
Agora que você já sabe as vantagens do uso de um software de gestão para o consultório psicológico, precisa conhecer alguns fatores que influenciam na
escolha de um sistema.
Antes de tudo, ressaltamos que cada empresa tem suas particularidades e, por isso, é preciso analisar alguns fatores.
Veja abaixo quais são eles!
Embora a aquisição de um software não deve ser vista como um gasto, mas, sim, como um investimento, é necessário que você analise qual quantia tem disponível.
Uma vez reservado o valor, a escolha deve considerar os serviços inclusos no pacote.
Nesse momento, a dica é verificar o custo-benefício de cada produto.
E, se for preciso, verifique a possibilidade de teste grátis para conhecer a tecnologia antes de adquirir o produto.
Na avaliação de um software também é preciso observar se o layout e as funcionalidades são intuitivas para o usuário.
Mesmo que seja bem programado nesse aspecto, é interessante que toda a equipe seja treinada para operar o sistema.
Outro ponto importante é a manutenção que a empresa contratada oferece para possíveis eventualidades.
Dessa forma, esteja atento para as formas como o suporte é feito e para as soluções propostas, além do tempo necessário para prestação desse serviço.
No momento da programação de um sistema, os desenvolvedores buscam abranger funcionalidades, a fim de deixar o software útil para uma ampla gama de empresas de determinado segmento.
Porém, é vantajoso para você a possibilidade de personalizar algumas ferramentas, a fim de adequar o serviço contratado mais próximo da sua realidade.
Como já abordamos nas vantagens do uso de um software, a forma de armazenamento dos dados é fundamental para o seu bom funcionamento.
A princípio, a prioridade deve ser a segurança das informações inseridas, sejam elas dados e histórico de pacientes, agenda de consultas ou relatórios financeiros.
Uma vez garantida a segurança, a acessibilidade aos dados deve ser analisada.
Uma forma de assegurar ambos os aspectos é utilizar o salvamento em nuvem.
Ele permite o acesso remoto ao banco de dados e realiza backups instantâneos.
Por fim, é ideal que o software não ofereça comodidades diretas apenas para o seu consultório e suas atividades profissionais.
Os pacientes também devem ser vinculados às interações com seu consultório.
Assim, verifique se há a funcionalidade de envio de e-mail marketing, em que você estreita o relacionamento com seu paciente, enviando mensagens em datas comemorativas, conteúdo educativos da sua área ou lembretes importantes.
Essa comunicação estabelecida é bem-vista pelo público e contribui para sua
fidelização.
Com as informações deste post procuramos abordar os principais benefícios proporcionados pelo uso de um software para consultório psicológico.
Reforçamos que os impactos são positivos e notados em diferentes aspectos do seu negócio.
Entretanto, a escolha do sistema é crucial para que o consultório desfrute dessas vantagens, uma vez que cada um apresenta suas particularidades.
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