As clínicas médicas precisam trabalhar com foco no paciente, o...
Ler post completoA medicina mudou bastante nas últimas décadas, com isso a utilização da tecnologia na relação médico paciente tem aumentado cada vez mais, dado que por meio de aplicativos online os médicos têm informações detalhadas, permitindo um tratamento personalizado.
No passado, os arquivos eram armazenados em locais físicos, o que dificultava a localização de dados muito antigos.
Contudo os softwares de gerenciamento de clínicas e hospitais possibilitam que todos os registros sejam transcritos no meio digital, tornando-os acessíveis aos envolvidos.
Esse sistema melhora a experiência do paciente, pois o profissional entende seu histórico completo de saúde.
Além de garantir uma vantagem competitiva para a sua clínica, uma vez que os atendimentos serão mais assertivos e os diagnósticos mais precisos.
Neste post, você conhecerá as vantagens de implementar a tecnologia na sua relação com o paciente.
Continue acompanhando!
Reduzir custos e melhorar a produtividade é uma combinação possível por meio da automatização das tarefas operacionais da sua clínica.
O objetivo principal é otimizar o desempenho e aumentar o acesso às informações.
Usar esse recurso faz com que os funcionários utilizem o conhecimento pelo qual foi treinado.
Médicos, recepcionistas e atendentes, por exemplo, têm boas habilidades com pessoas, essencialmente em ocasiões que envolvem alguma enfermidade.
No entanto, para que esse atendimento seja mais humanizado, é necessário que esses profissionais dediquem todo o seu tempo para dar a devida atenção ao paciente.
Nesse caso, considerar a implementação de um sistema que automatize os processos internos permite um trabalho mais eficaz focado nas pessoas e não na burocracia, uma vez que este procedimento será realizado por um software de gerenciamento.
É importante mencionar que essa facilidade é positiva aos pacientes e funcionários da instituição.
Dado que a função de agendamento online reúne todas as informações sobre as consultas realizadas de cada paciente, promovendo maior agilidade nos atendimentos.
Sem falar na autonomia dos usuários que podem cancelar seus procedimentos via SMS ou e-mail, poupando o tempo dos recepcionistas para que foquem nos serviços mais importantes.
Esse termo é usado para se referir à videoconferência entre médico e paciente, podendo ser aplicado a vários setores da saúde.
A telemedicina superou as barreiras causadas pela distância, já que esse recurso possibilita a realização de consultas e apresentação de laudos de exames.
Adaptar sua clínica para receber esse recurso não é difícil. Além disso, viabiliza a troca de informações entre médicos e agiliza diagnósticos, visto que esse método facilita o envio de exames para especialistas localizados em outras regiões.
Se você está preocupado com a segurança desses dados, pode ficar tranquilo!
A principal vantagem da telemedicina é que os arquivos dos pacientes ficam armazenados em ambiente seguro e são acessados apenas por pessoas autorizadas, por meio de login e senha, além de criptografia de conteúdo.
Enquanto documentos físicos podem ser perdidos facilmente entre outros papéis.
Implementar softwares de gerenciamento para a sua clínica é uma forma de melhorar o fluxo de trabalho.
Em um ambiente de saúde que exige agilidade, simplificar determinados processos tem um impacto direto no rendimento dos funcionários e na redução do tempo de espera dos pacientes.
Ao organizar o sistema de atendimento, a tecnologia permite que médicos e recepcionistas se concentrem no atendimento de qualidade, em vez de exercerem tarefas administrativas, como controle de agendamentos, datas de vencimento do faturamento e rastreamento de pacientes.
Não é de se surpreender que a equipe médica veja os processos simplificados como um benefício importante.
Fluxos de trabalho padronizados e recursos automatizados garantem um atendimento mais eficiente, desse modo, melhora a satisfação dos envolvidos.
Para os pacientes, a capacidade de um médico acessar instantaneamente seus registros e tomar decisões de acordo com o seu histórico é um dos principais benefícios.
O prontuário eletrônico pode potencialmente salvar vidas, tempo e dinheiro.
Dado que os registros digitais contêm significativamente menos erros em comparação aos arquivos em papel. Inclusive, a comunicação entre médicos é muito melhor com o uso dessa tecnologia, permitindo a cada parte acesso total ao histórico de um paciente.
Isso garante uma avaliação mais aprofundada e diagnósticos mais precisos.
Os registros eletrônicos facilitam o acompanhamento dos pacientes que necessitam de cuidados continuados.
Além disso, ter um prontuário completo em mãos economiza tempo de consulta e, em casos de urgência, os dados armazenados podem fornecer informações essenciais para o tratamento emergencial.
Vale destacar que quando um paciente está sob cuidado de muitos médicos, o rastreamento de sua história, incluindo alergias, tipo sanguíneo, medicamentos atuais, procedimentos anteriores e outras informações relevantes, pode ser problemático quando se confia em gráficos em papel.
Por isso, a aplicação do prontuário eletrônico possibilita que vários profissionais, independentemente da localização, acessem simultaneamente seu registro a partir de qualquer computador ou smartphone.
O documento pode fornecer informações atualizadas sobre o histórico completo do paciente, incluindo os resultados dos testes atuais e as recomendações de outros médicos, proporcionando uma colaboração mais eficiente.
Afinal, a redução dos erros médicos é, obviamente, uma tremenda vantagem na relação médico-paciente.
Um sistema eletrônico elimina o problema de arquivos perdidos, ao mesmo tempo, evita a ocorrência de informações equivocadas que podem ocorrer na transcrição.
Como pode ver, a tecnologia favorece o setor da saúde em muitos aspectos.
Essencialmente, pelo acesso simplificado ao prontuário completo de um paciente, pelo qual não tem mais a necessidade de preencher o mesmo cadastro em cada consultório que for, sendo menos suscetível a testes duplicados, pois todos os exames estarão em um só ambiente.
Dessa forma, garante informações mais precisas, atualizadas e completas, que naturalmente levam a uma maior qualidade de atendimento, desde diagnósticos melhores até erros reduzidos.
Inclusive, com a diminuição do uso do papel, a instalação de softwares de gerenciamento contribui com as tarefas de rotina.
Dessa forma, à medida que a quantidade de documentos físicos reduz, a eficiência dos atendimentos aumenta.
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